Promover a inclusão é assunto sério na Unesc. Muito além da teoria, o tema é realidade e recebe atenção em todos os âmbitos acadêmicos e sociais. Sendo essa uma das principais bandeiras de defesa da Instituição, a Universidade investe em ações práticas cotidianas pautadas em Políticas de Ações Afirmativas. Desde 2022 integra esta gama o Programa de Equidade Racial, ação instituída pela reitora Luciane Bisognin Ceretta e estabelecida como permanente na Universidade. Por meio desta iniciativa a Unesc oferece bolsas de estudo a pessoas negras – pretas e pardas, e indígenas. Nesta semana, o Programa teve seu segundo edital lançado colocando à disposição novas 70 bolsas de estudos voltadas exclusivamente a esse público.
Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é uma satisfação sem tamanho oportunizar o lançamento do segundo edital do Programa de Equidade Racial, um sonho antigo que se tornou realidade e é divisor de águas. “Em 2022 conseguimos colocar em prática esse projeto inédito e exclusivo da Unesc com o qual sonhamos e estamos comprometidos sempre. Essas bolsas são passos de uma caminhada longa, mas que já está sendo trilhada pela nossa Unesc, disposta a superar os desafios e ampliar horizontes em nome da equidade”, pontua.
Lançada em agosto de 2022, a iniciativa foi, já na primeira edição, um sucesso de adesão. Além da grande aceitação no lançamento do programa, conforme a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Normélia Ondina Lalau de Farias, a permanência estudantil destes alunos tem sido acompanhada de perto e demonstra o excelente resultado da iniciativa. “Este é um programa permanente da Unesc que, a partir do apoio da reitora Luciane Bisognin Ceretta, será lançado todos os semestres. É uma grande conquista. O programa é para quem nunca esteve na Universidade, que tem vontade, mas não tem condições. Já temos histórias incríveis sobre vidas que estão sendo mudadas por meio desta oportunidade”, pontua.
Como participar
Para participar do edital os interessados podem se inscrever na Central de Atenção ao Estudante (Centac). “O edital foi publicado às 21h da segunda-feira (13/02) e às 05h30min da terça-feira (14/02), já tínhamos pessoas na fila”, revela a coordenadora do Neabi.
Ela lembra que é fundamental que os candidatos leiam o edital com o máximo de atenção e verifiquem todos os documentos necessários. “O setor responsável pela entrevista socioeconômica que define o percentual de bolsa é a equipe da Centac com as assistentes sociais. Este processo funciona por ordem de chegada, ou seja, não há reserva de vagas, por isso é necessário ficar muito atento a tudo que o edital exige”, diz.
As inscrições seguem abertas até o dia 24 de fevereiro e o edital completo do Programa de Equidade Racial está disponível no link: https://bit.ly/410iFQ4 e nos perfis oficiais do Neabi e da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, no Instagram: @neabi_unesc e @secdiversidades. “Estão disponíveis vagas em diversos cursos com turmas já fechadas para início neste semestre, com exceção de Medicina, que conta com outro processo seletivo diferenciado. Ao todo temos 50 oportunidades para cursos presenciais e 20 para a forma semipresencial”, explica Normélia.
Portas abertas
Os interessados em ingressar em um dos cursos da Unesc em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.
Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431-2671 ou pelo (48) 3431-4500 (whatsapp).
A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644 0170 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.