A Unesc foi contemplada, por meio do projeto Meninas Carvoeiras, com o Prêmio IMBRICS de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Futebol. Realizado pela Universidade em parceria com o Criciúma Esporte Clube e a Fundação Municipal de Esportes, o projeto foi premiado nesta semana no Congresso Internacional de Ciências do Futebol, Futsal e Beach Soccer (FutFoz), realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. O prêmio foi concedido pelo Fórum Internacional dos Municípios dos Países BRICS em parceria com a DNI Sports, a projetos reconhecidos pelos relevantes serviços na área social e esportiva.
A acadêmica do curso de Medicina e estagiária do Criciúma Esporte Clube, Maria Eduarda Botelho, representou o projeto no evento, junto da técnica da equipe feminina Bina Cassol e a auxiliar Renata Machado. Para ela, é uma enorme emoção ver o Meninas Carvoeiras sendo reconhecido através de uma honraria tão importante.
“Esse prêmio foi entregue para grandes projetos, e saber que o Meninas Carvoeiras está ao lado deles é muito gratificante”, afirma a estudante, que salienta a importância de toda a comissão técnica nessa conquista. “Toda a comissão trabalha muito para manter o projeto sempre vivo e crescendo, e ver pessoas como a Bina, tão essencial pro desenvolvimento e sobrevivência do futebol e futsal feminino na região, recebendo
O projeto Meninas Carvoeiras já revelou atletas para a Seleção Brasileira, além de atletas que atuam em grandes clubes brasileiros e outros países. Atualmente, mais de 200 crianças e adolescentes da região participam do projeto, que conta com escolinha de futebol para meninas de 6 a 17 anos e treinamento de alto rendimento para atletas de 13 a 17 anos.