Um dos mais fortes elos entre a Unesc e o Município de Criciúma se dá pela Fundação Cultural da cidade. Enquanto Instituição Comunitária, a Universidade tem como propósito o incentivo e apoio contínuos a ações que valorizem a história, as tradições, a pluralidade, ou seja, a cultura, e, portanto, oferece constante parceria nas ações que envolvem o tema. A histórica união de esforços em nome do fortalecimento cultural da região inicia um novo momento nesta segunda-feira (16/01). Isso proque, em evento realizado no Paço Municipal, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) oficializou a troca de comando dos trabalhos, ato prestigiado pela Universidade.
Representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta, estiveram no evento a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni; a diretora de Cultura, Extensão e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, acompanhada da assessora da Diretoria, Sheila Martignago Saleh; a coordenadora do setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, acompanhada dos profissionais Maxwell Sander Flor e Angélica Neumaier; os coordenadores do curso de Gastronomia da Unesc, Marco Antônio da Silva, e Turismo e Agronegócio, Lucas Firmino, e a idealizadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.
Sob os agradecimentos e o reconhecimento do prefeito Clésio Salvaro, o empresário Zalmir Casagrande deixou a pasta de forma oficial, entregando relatório completo de atividades realizadas ao novo presidente da Fundação, empresário do ramo gastronômico, Joster Favero.
A missão do empossado, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é seguir oferecendo a dedicação e a lealdade ao objetivo, assim como Zalmir o fez até esta data. “O agora ex-presidente Zalmir Casagrande é um grande parceiro da Unesc e principalmente da cultura. Um homem dedicado, íntegro, pelo qual temos muita gratidão pelos trabalhos realizados juntos e admiração pela atuação em nome das mais diferentes expressões artísticas. Joster é um grande nome escolhido pelo prefeito Clésio Salvaro, um homem de visão, para dar continuidade ao intenso trabalho desta pasta tão importante à sociedade. Seguiremos, sem dúvidas, à disposição para fortalecer esses elos e elevar ainda mais o nível da arte e da cultura na nossa região”, pontuou.
Para Casagrande, o período foi de intenso aprendizado, especialmente sobre as diferenças das gestões pública e privada, ao lado de colegas experientes, dispostos a dar o melhor pelo Município. “Eu sempre digo que a Unesc é uma cidade de Criciúma e, sendo assim, não pode deixar de ser uma das principais parceiras do Município. Eu não vejo a Cultura de Criciúma hoje sem a presença da Universidade. Essa parceria estava mesmo nos meus planos, segue estando nos planos da Fundação e deve dar ainda muitos frutos”, pontuou.
A visão do ex-presidente corrobora, conforme Joster, com os planos para o novo mandato. “Unesc e Município é algo indissociável. Vamos sempre buscar as instancias nas quais está sendo produzido o saber. Buscar o curso de artes, os coordenadores, quem conhece as expressões culturais, e beber da fonte que a Universidade já tem para fortalecer cada vez mais a cultura”, garantiu.