Princesa do Sul, capital do carvão, terra do Tigre, dos parques e da Unesc, a melhor Universidade Comunitária da região. Uma cidade que cresceu e segue se desenvolvendo por meio das mãos de um povo trabalhador e que se tornou a maior cidade entre Florianópolis e Porto Alegre.
No próximo dia 6 de janeiro, Criciúma completa 143 anos de fundação e tem a sua história fortemente ligada à Unesc, Instituição que há 54 anos tem a história fortemente alinhada ao Município. Exemplos desta ligação intrínseca não faltam: a Universidade contribuiu com o desenvolvimento, inicialmente do bairro Pinheirinho, se expandindo para toda a cidade posteriormente; realiza projetos de extensão em praticamente todo o território criciumense; atende a comunidade com seus diversos serviços em áreas como saúde e jurídica, além, é claro, de formar profissionais altamente qualificados que ingressam no mundo do trabalho a cada semestre e conquistam grandes espaços.
“A Fucri, hoje Unesc, nasceu de uma iniciativa popular e foi criada por meio de decreto municipal assinado pelo então prefeito Ruy Hülse. Desde então, a Universidade, que é de todos os criciumenses e da população do Sul de Santa Catarina, contribui com o crescimento de Criciúma e da região. Estamos felizes por, mais uma vez, comemorar o aniversário do município e presenciar o seu crescimento ano após ano, se tornando referência em diversos segmentos. A Unesc seguirá fazendo o seu trabalho de Universidade Comunitária, sempre ao lado da população, contribuindo cada vez mais com o território onde está inserida”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Seguindo algo que já é tradição, a Universidade estará presente nas comemorações do dia 6 de janeiro. A programação das comemorações dos 143 inicia no dia 5 de janeiro, com Culto de Ação de Graças na Igreja Assembleia de Deus, a partir das 19h.
Já no dia 6, feriado municipal, uma missa será realizada às 8h na Catedral São José, seguido de corte do bolo, na Praça Nereu Ramos. Às 10h30min, ocorre a inauguração do Parque Astronômico E=mc², na Avenida Aristides Bolan, no Morro Cechinel. A agenda encerra às 18h, com a inauguração do Binário do Bairro São Luiz.
“Celebrar o aniversário de Criciúma é uma honra. Comemorar a data com a entrega de importantes obras como o binário do bairro São Luiz e o Parque Astronômico “Albert Einstein E=mc²” é melhor ainda. Melhorias que demonstram que Criciúma cresce e não para de crescer, graças a força dos criciumenses. Criciúma, desde a chegada dos primeiros imigrantes europeus, há 143 anos, se fortaleceu entre as principais cidades do Sul do país. Com certeza, vamos continuar desbravando novos horizontes e trabalhando para desenvolver ainda mais a nossa terra”, conta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Comprometimento com o território onde está inserida
A reitora Luciane Ceretta lembra ainda que a Unesc é uma instituição comprometida com a excelência, mas também com o papel social do território onde está inserida. “Na nossa Universidade formamos técnicos de excelência, mas temos a preocupação de como estes profissionais irão atuar na sociedade, por isso valores como ética, humanidade, solidariedade, cooperação são imprescindíveis e inegociáveis na nossa formação. A nossa Universidade possui um projeto pedagógico para formação acadêmica de excelência pautado nos princípios inovadores dos tempos atuais, sendo que nossos mais de 50 cursos possuem conceitos entre quatro e cinco, de um máximo de cinco do Ministério da Educação. Já os nossos programas de Mestrado e Doutorado têm formado grandes pesquisadores e cientistas com mais de 500 projetos de iniciação científica; a Unesc é a marca mais lembrada em educação superior, recebendo o Top Of Mind, e também reconhecida com o prêmio de responsabilidade social da Assembleia Legislativa pela sexta vez consecutiva. É a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina. Contribuímos todos os dias com o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental da região, estado e país”, relata.
Além das diversas conquistas alcançadas ao longo do ano, a Unesc despontou ainda como destaque na classificação da Times Higher Education que avalia as universidades em todas as suas missões, como ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais, baseado em 13 indicadores de desempenho e a coloca entre as 150 melhores instituições.