A pós-graduação, seus desafios e as recentes mudanças no formato de avaliação de cursos estiveram em pauta em encontro promovido nesta semana pela
. O webinar levantou a temática “Avaliação da CAPES: Desafios e Perspectivas” tendo como palestrante o coordenador da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Robert Evan Verhine.
Com extenso curríc
ulo, Robert, que é doutor em Educação pela Universität Hamburg, mestre em Estudos Latinoamericanos pela University of California e bacharel em Economia pela University of California, compartilhou experiências em especial relacionadas as recentes mudanças no modelo de avaliação da pós-graduação.
Conforme o coordenador, a partir das alterações a avaliação passará a ser mais qualitativa do que no passado, atentando-se para os melhores produtos técnico-tecnológicos. “Dentre os fatores que impulsionaram tais as mudanças no modelo de avaliação está o reconhecimento da finalidade da pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado, enfatizando-se mais a sua função de formação de pesquisadores”, explicou.
De acordo com Robert, alguns pontos de destaque no modelo de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu focam-se na formação, no impacto e na relevância econômica e social, o equilíbrio entre as dimensões qualitativas e quantitativas, o acompanhamento dos egressos por meio das suas contribuições acadêmicas e sociais e a autoavaliação, considerada uma das questões mais importantes.
O responsável por mediar o encontro virtual que reuniu lideranças da Unesc foi o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Oscar Rubem Klegues Montedo.
Engajamento importante
O webinar promovido pela pró-reitoria Acadêmica contou com a participação de coordenadores, coordenadores adjuntos, docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade em Ciências Ambientais, Ciências da Saúde, Educação, Ciência e Engenharia de Materiais, Desenvolvimento Socioeconômico, Saúde Coletiva e Direito.
Prestigiaram também o encontro a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e o vice-reitor Daniel Preve, assim como a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e a assessora da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Merisandra Côrtes de Mattos Garcia.