A mobilização de estudantes da Unesc e o engajamento da comunidade interna e externa da Universidade em prol da aldeia Tekoá Marangatu, em Imarui, resultou em uma bela rede de solidariedade. Durante uma semana, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias (Neab) da Unesc, realizaram uma campanha para arrecadar alimentos e produtos de higiene para a comunidade Mbya-guarani, que preserva tradições indígenas no Sul do Estado. No sábado (24/4), as doações de 70 cestas básicas, mais 9 caixas cheias com produtos diversos, incluindo de higiene, além, de caixas de leite e pacotes de fraldas foram entregues aos indígenas.
Durante a entrega, os alunos e os funcionários da Unesc conheceram a aldeia e foram recebidos pelo aluno do Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade, Fabiano Alves (conhecido como Karai). Ele é integrante da aldeia Tekoá Marangatu.
Para a responsável pelo Departamento de Filantropia do DCE, Mariana Faraco, organizar a ação foi uma experiência incrível, inclusive pela oportunidade de conhecer pessoas da comunidade e a aldeia, que ela caracteriza como um lugar encantador e de beleza em todos os detalhes. As famílias dependem da venda do artesanato para sobreviver, e, com as restrições decorrentes da pandemia de Covid-19, elas ficaram sem sua principal fonte de renda. Nossas doações conseguiram contemplar todos que moram na aldeia. É muito gratificante saber que nos dias atuais existem pessoas dispostas a fazer o bem e quando cada um faz a sua parte conseguimos ter resultados extraordinários.
Além de Mariana, participaram da entrega o vice-presidente do DCE Unesc, Vittor Teixeira, o tesoureiro, John Marcell e os integrantes do Departamento de Filantropia do DCE, Catharina Duminelli e João Victor Costa.