Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Aditt

Apresentações de cases de sucesso marcam lançamento do eixo Inovação em Saúde do Hub de Inovação Unesc Connect

Evento foi realizado na noite desta terça-feira (08/11) no Auditório Ruy Hulse com a presença de professores, acadêmicos e convidados (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

Um ambiente repleto de mentes inovadoras, talentosas e carregadas de ideias e soluções para problemas reais, a partir da criação de novas tecnologias. Esse foi o cenário compartilhado na noite desta terça-feira (08/11), no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, durante o lançamento do eixo Inovação em Saúde do hub de inovação Unesc Connect, proposto pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade. O encontro contou com a presença de acadêmicos, professores e convidados que apresentaram cases de sucesso com foco na saúde.

Durante o encontro, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, que representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, apresentou a proposta do hub de inovação Unesc Connect ao público presente e falou da alegria de mais esse lançamento, que serve também para fortalecer as experiências estudantis. “Estamos imbuídos de construir e oportunizar com vocês as melhores experiências formativas. Quando falamos de inovação, estamos falando de oportunidades, de novas possibilidades e com projetos significantes à sociedade. E isso é o que pretendemos fazer com mais esse hub de inovação”, disse.

Segundo Gisele, as soluções vêm de diferentes lugares e formas, e é importante e fundamental ficar atento ao que o mercado almeja. “Inovação é enxergar um elemento, e ter a sensibilidade de identificar novas oportunidades de uma forma diferente, mais otimizada, mais econômica, mais assertiva e mais inclusiva. E esse exercício é que vem sendo feito pela Agência de Inovação da Unesc que se propõe, por meio do envolvimento de todas as áreas de conhecimento, trazendo muito diálogo e conexão”, enfatizou Gisele.

Também participaram do encontro a Gerente da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência Tecnológica da Unesc, Elenice Engel; a pró-reitora de Ensino Graziela Amboni; e o pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin.

Cases de sucesso

Os acadêmicos que fazem parte da plataforma Hipp – voltada à gestão de saúde que integra, facilita e antecipa filas também compartilharam suas experiências e entregaram aos gestores o troféu conquistado no Reuni Challenge 2022, evento que trouxe para a Unesc o título de Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Segundo a representante da equipe, Júlia Teixeira Daminelli, a plataforma consegue fazer critérios de classificação do paciente, conforme o grau de risco de cada um. “Conseguimos classificar conforme critério de gravidade de cada paciente e inserir na fila de espera. Assim, conseguimos acompanhar e cuidar dos pacientes enquanto eles esperam na fila também, tudo de forma transparente. Ali estarão exames, históricos de pacientes, entre outros, e assim conseguimos antecipar filas e salvar vidas”, explicou. Júlia destacou que já existem municípios mapeados e interessados na ideia, como Criciúma, Maracajá e Orleans. Os acadêmicos ainda receberam um Smart Watch da Universidade.

Quem também subiu ao palco foi o empresário e economista com MBA em Marketing, Claiton Pacheco. Atualmente é o presidente da ADVB SC e co-fundador da Plural Espaços Compartilhados de Saúde, um dos cases apresentados nesta noite. O espaço conta com consultórios completamente equipados, sendo dois para dentistas.

Conforme ele, o espaço conta com um coworking para os profissionais trabalharem e 12 consultórios para os atendimentos. O profissional paga um valor mensal fixo para todo o serviço de recepção, limpeza e endereço fiscal e o consultório paga somente por utilização, trazendo assim o sistema de economia compartilhada para o meio da saúde. “O mundo depende de aprendizado e é colaborativo”, destacou Pacheco.

Tele Saúde

O gerente da vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Criciúma, Samuel Bucco falou sobre o TeleSaúde aplicado no município e que tem o objetivo de agilizar e facilitar o acesso à saúde.

O serviço online disponibiliza atendimentos médicos, resultados de exames, troca de receitas e serviço de informação de forma on-line aos moradores cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros atendidos pelo programa.

Além dos atendimentos, o TeleSaúde oferece serviços de informação, que também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. As informações são referentes aos serviços prestados na área da saúde em Criciúma, como fila de espera nos agendamentos com especialistas, vacinas, endereços para a realização de exames e horários de atendimento

 

Hub de Inovação

O hub de inovação Unesc Connect tem como propósito promover e incentivar conexões com os mais diversos entusiastas da inovação presentes na sociedade. Quem tiver interesse pode fazer o cadastro em unesc.app de seu navegador e desfrutar gratuitamente dos conteúdos ofertados. Ao se cadastrar em um dos eixos temáticos disponíveis na plataforma, a pessoa recebe também informações de eventos presenciais, como o evento de hoje, no eixo de inovação em saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *