
Que criança não ficaria com os olhinhos brilhando ao entrar em um verdadeiro caminhão de bombeiros? Quem não quer colocar um capacete, uma farda, subir a escada, conhecer bem de pertinho os utensílios utilizados pelos profissionais e ter uma experiência fantástica ao lado dos bombeiros?
Foi o que ocorreu com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Eles tiveram uma tarde especial ao lado da equipe e dos veículos que fazem parte da frota do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma, na última semana. Durante o bate-papo com o cabo Wellington Silvério Tavares, os pequenos conheceram um dos caminhões utilizados para incêndios e resgate, além dos materiais usados durante as emergências.
A cada compartimento aberto era uma euforia por parte das crianças que estavam curiosas e felizes com tudo o que estava ocorrendo. Mas a animação não parou por aí. A agitação foi ainda maior quando elas foram convidadas a entrar em um dos caminhões. Foi o caso do aluno do colégio, Nicolas Biz Fernandes, de seis anos, um dos primeiros a estar na fila organizada pela professora que acompanhava a ação. “Eu adorei tudo, mas o mais legal foi entrar no caminhão. Ele é bem grande”, contou.
Quem também estava com os olhos vidrados em cada gesto dos Bombeiros era Olivia Daminelli Monteiro, de seis anos. “Eu adorei, mas entrar no caminhão foi o mais interessante”, enfatizou.
A pequena Luiza de Mattia Vieira também não escondeu a felicidade e Guilherme Daminelli mostrou que prestou atenção em tudo o que foi apresentado. “Se eu ver uma mata pegando fogo vou avisar meu pai para ligar para os Bombeiros”, disse, pouco depois de participar de um banho de mangueira, momento festejado por todos.
O cabo responsável pela apresentação aos pequenos detalhou todo o trabalho feito no dia a dia e ficou feliz com o convite feito pela Universidade. “As crianças conhecem nosso trabalho por filme, por exemplo, mas não na prática. A partir de agora, em um momento de socorro, elas vão saber como agir”, descreveu. Quem tiver interesse em participar de ações como esta também pode fazer o agendamento com a sede do quartel.
Os bombeiros atuam em diferentes áreas, desde a prevenção de incêndios com as vistorias e análises de projetos; resgate de pessoas; busca de animais; pessoas perdidas; atendimentos hospitalares; acidentes de trânsito, entre outros.