Três professores pesquisadores e um profissional da área da comunicação da Unesc foram selecionados na etapa estadual do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação/ Professora Odete Fátima Machado da Silveira – Edição 2022. O resultado foi divulgado recentemente pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), uma das 26 instituições vinculadas ao Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e responsável pela seleção de candidaturas na etapa estadual. A solenidade de divulgação dos vencedores para esta etapa ainda será divulgada pela Fapesc.
Estão entre os finalistas os pesquisadores Luciane Bisognin Ceretta, Oscar Montedo e Alexandre Gonçalves Dal Bó e a jornalista Mayara Cardoso. Para chegar aos nomes dos finalistas da etapa estadual, a Fapesc contou com a participação das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs), responsáveis pelas indicações, e dos avaliadores, responsáveis pela seleção, que foi dividida em três categorias: Pesquisador Destaque; Pesquisador Inovador; e Profissional de Comunicação.
Na categoria Pesquisador Inovador – Subcategoria Setor Público -, está a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, que ficou muito feliz com o reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido na instituição. “Somos uma Universidade comunitária que prima pelo conhecimento e pelo compartilhamento dele. Investimos em tecnologia, em inovação e em pesquisa. Somos uma Universidade que cuida das pessoas e das que dela vivem, que fazem acontecer e que contribuem para o desenvolvimento da nossa região”, diz.
A reitora ainda enfatizou que ficou muito feliz em ser lembrada. “Temos profissionais engajados, altamente qualificados e que produzem grandes significados por meio das suas habilidades e que tanto contribuem para a instituição, a região, o estado e o país”, completa a reitora.
O professor Oscar Rubem Klegues Montedo, coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP) da Universidade, foi o selecionado na categoria Pesquisador Inovador – Subcategoria Setor Empresarial. Para ele, estar entre os finalistas é uma grande satisfação, sobretudo por representar a Universidade em um prêmio tão importante como este.
“Este reconhecimento representa algo muito importante para mim pessoalmente e como profissional da Unesc. Essa categoria considera a interação com o setor produtivo empresarial, por meio de produção científica e tecnológica, considerando artigos, patentes e tantos outros aspectos de interesse empresarial, que tanto nos orgulha”, diz.
Já na categoria Pesquisador Destaque com ênfase em Ciências Exatas está o professor doutor Alexandre Gonçalves Dal Bó, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade, que também salienta a importância e o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos na academia.
“Esse resultado é o reconhecimento ao trabalho que estamos realizando na Unesc por meio de diversos projetos frente às pesquisas e pelo desenvolvimento e inovação na área das exatas e engenheiras. Estou feliz e lisonjeado por termos também outros pesquisadores neste importante prêmio”, destaca.
Na categoria Profissional de Comunicação, a coordenadora de Redação da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing (Aicom) da Unesc, Mayara Cardoso, também figura entre os selecionados. Para ela, é também uma honra representar a categoria e ser lembrada no segmento que prima pela informação de excelência por meio da divulgação das ações realizadas pela instituição.
“Para nós, comunicadores, contar histórias que envolvem a ciência e tudo o que ela é capaz de transformar é a grande recompensa pelo nosso trabalho. Quando imaginei estar ao lado de grandes pesquisadores desta forma? Estar na Unesc e viver tudo isso que ela proporciona é algo sobre o qual falo com orgulho e que busco honrar a oportunidade todos os dias”, diz.
A premiação é concedida para pesquisadores que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira, e aos profissionais que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a ciência, tecnologia, inovação e a sociedade, também estão sendo lembrados.
Os vencedores de cada categoria em nível estadual irão participar da competição nacionalmente, que ocorrerá no próximo ano.