Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ações Sociais

Proesde capacita jovens de São João do Sul
para o empreendedorismo

Grupo de alunos do nono ano, da rede municipal, recebe consultoria para a elaboração de plano de negócios por meio do projeto de extensão Vivercom, da Unesc

O  projeto de extensão Vivercom, edição Proesde São João do Sul 2022, coordenado pelo professor e pesquisador Abel Corrêa de Souza, realizou na tarde dessa quarta-feira (05/10) a terceira etapa da consultoria para a elaboração de planos de negócios junto a um grupo de alunos do nono ano do ensino fundamental de três escolas do município: Prefeito Quintiliano João Pacheco, Vila Velha II e Caetano Lummertz.

Na atividade, o mentor utilizou o modelo Canvas de negócios. “Com a definição de negócios, agora vamos definir a proposta de valor. Nesta etapa, do lado direito, identificamos o público-alvo e definimos quais os canais e de que maneira vamos nos relacionar com esses potenciais clientes. Já do lado esquerdo do modelo Canvas, buscamos as parcerias que serão necessárias, os recursos e as atividades-chave. A base do Canvas envolve os recursos monetários, onde de um lado temos os investimentos que serão necessários e, do outro, as fontes de receita. Neste encontro também levantamos quais os insumos e equipamentos necessários, bem como obter a renda para o investimento”, explicou Souza.

Ainda neste mês, no dia 20, os alunos terão um novo encontro com o professor. Seis propostas foram definidas para os planos de negócios das turmas envolvidas:  (1)energia sustentável; (2)artesanato; (3)loja virtual de roupas esportivas; (4)confeitaria gourmet; (5)sapataria física e virtual; além de (6)loja de vestuário masculino, feminino e juvenil.

“Essa capacitação de empreendedorismo vai nos ajudar muito para nosso começo profissional. Com esses conhecimentos adquiridos, podemos ter mais oportunidades do que muita gente que não tem esse aprendizado”, afirmou João Pedro Valim Severo, da escola Vila Velha II.

Os encontros do projeto acontecem no auditório da Escola de Educação Básica Prefeito Quintiliano João Pacheco e são acompanhados por professores da rede municipal. A professora de Artes, Rosangela Magnus Bendo, destacou a importância da capacitação. “Essa parceria da Unesc com o Estado propiciando esse treinamento de empreendedorismo para esses jovens, com certeza, os auxiliará a se destacar na área profissional em um futuro bem próximo”, comentou.

Para colaborar no desenvolvimento das atividades do projeto, participaram do encontro quatro acadêmicas bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde): Jaíne Jucoski (Direito); Laura Isabel Quinones Mendez (Psicologia); Yasmin Corrêa Guimarães (Engenharia Cívil) e Emilly da Silva Soares (Nutrição).

A futura nutricionista deu um depoimento muito interessante aos alunos do projeto. “Desde o ano passado, eu empreendo em uma loja de biquínis onde, em pouco tempo, tive um grande retorno e sou muito feliz e realizada com o meu empreendimento. Fico contente em participar desta ação pois, quando resolvi empreender, não tinha essa experiência que está sendo proporcionada a vocês. Também sou bolsista do Proesde e estou aqui retribuindo o benefício da bolsa”, relatou.

As atividades de intervenção do projeto estão conectadas às três dimensões dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Social, Ambiental e Econômica com foco nos públicos infantil, juvenil e adulto. O Vivercom é uma iniciativa ligada à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc.

Galeria de Fotos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *