O Sul catarinense recebe, nesta quarta e quinta-feira (21 e 22/09), o primeiro Simpósio LGBTQIAP+, organizado pela Liga Acadêmica Multidisciplinar LGBTQIAP+ da Unesc. O evento híbrido e aberto ao público ocorre no Auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade, em Criciúma, e está sendo transmitido pelo YouTube no canal da Unesc TV.
A abertura, realizada com a presença da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, contou com a participação dos convidados Myrella Olívia, Jorge Guerra, Verdi Vilela e Toni Reis, um dos grandes ativistas da causa em nível nacional.
Sob diferentes pontos de vista dentro da temática central, cada um dos participantes compartilhou experiências e conhecimentos com o propósito de empoderar e embasar toda a comunidade acadêmica sobre o assunto.
Entre as mensagens deixados aos estudantes que estiveram no Auditório Ruy Hülse esteve o convite de Jorge para que todos os membros da comunidade LGBTQIAP+ façam a constante contribuição sobre seus papéis no movimento pela defesa da causa.
“Deixo o apelo para reflexão de cada um sua contribuição para que seja de fato um movimento diverso e inclusivo. Reforçar o convite pra que acompanhe o Podcast Lacani, um espaço de construção e reconstrução contínua”, destacou.
Pauta importante dentro da campanha Setembro Amarelo
Falar sobre o assunto, para o secretário da Liga, Alander Padilha Michels, é ainda mais importante no mês em que o mundo todo chama a atenção para a saúde mental. “Setembro é o mês de prevenção ao suícido, então temos palestras voltadas a esta temática, visto que as pessoas LGBTQIAP+ estão mais vulneráveis à situações de violência, ao estigma social, à vulnerabilidade familiar”, destaca
A programação do evento está disponível na página do Instagram @lam.lgbt. Os interessados ainda podem se inscrever no link: https://www.even3.com.br/simposiolgbt/.