“Esse projeto mexe com o coração das pessoas. A Escola de Educação Básica Silva Alvarenga cumpre a maioria dos requisitos, mas sempre tem algo que pode melhorar o dia a dia dos funcionários e alunos e, consequentemente, oferecer uma educação de qualidade”. A reflexão é da acadêmica do curso de Direito da Unesc, Keyla Karolyne Rodrigues, que participou da avaliação das condições de acessibilidade espacial da instituição que está localizada no bairro Metropol, em Criciúma.
A atividade, realizada na tarde desta quarta-feira (14/09), faz parte do projeto de extensão Vivências e Experiências na Comunidade (Vivercom) da Unesc, realizado com acadêmicos bolsistas do programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), vinculados ao Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde).
Com olhares atentos e munidos de trenas e planilhas, os participantes passaram pelos banheiros, salas de aula, biblioteca, pátio, hall, entre outros espaços da escola com a intenção de verificar e fazer um diagnóstico do espaço físico, apontando se o cenário atende as necessidades dos alunos e funcionários com deficiência. A instituição atende em média 180 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
“Eles receberam uma planilha para avaliarem os espaços da escola e responderam se os mesmos estavam adequados. Desta planilha de campo vai sair um relatório que será entregue à escola. É um documento que vai apontar o que tem de certo no quesito de acessibilidade e o que pode ser corrigido. Será um importante material para a promoção de ações de adequação”, comentou a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Aline Savi, que acompanhou o grupo ao lado da coordenadora do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Ensino a Distância (EaD), Ana Claudia Garcia Barbosa.
A visita, para o diretor da escola, João Batista Figueiredo Filho, foi de fundamental importância e com certeza vai contribuir para ações futuras. “Temos muitos alunos e funcionários com dificuldades de acessibilidade e é um projeto que vai ao encontro para suprir com algumas necessidades que enfrentamos no dia a dia da escola”, reforçou.
O próximo passo agora é elaborar um relatório técnico, que permita observar os requisitos que careçam de maior atenção e assim, discutir junto aos gestores públicos possíveis adequações.
Aprendizado
A acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo Isabel da Silva Machado, também comentou o aprendizado diário que adquire na Unesc e a oportunidade de participar do projeto. “Quando estamos nas comunidades começamos a entender mais como é o dia a dia das pessoas que necessitam de acessibilidade. Temos que trazer conforto e um ambiente adaptado e seguro. Essa é a nossa missão”, sublinhou ela, enquanto analisava um dos espaços da escola.
“Estar aqui hoje é entender um pouco mais de como funciona na prática. Se é difícil para os adultos lidarem com a acessibilidade, imaginem para as crianças e a escola é um ambiente que ela gosta de estar”, completa Keyla.
Vivercom
O projeto Vivercom edição Proesde Criciúma 2022 pretende contribuir com o desenvolvimento regional, buscando a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a Universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão, reforçando a missão da Universidade diante da realidade social.
A ação tem por finalidade desenvolver atividades de extensão universitária, estimulando o desenvolvimento regional, nos seus diferentes aspectos, com inclusão social, por meio de ações que contribuam para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Por meio de intervenções de extensão, os acadêmicos bolsistas do Proesde ampliam suas competências já desenvolvidas em atividades de ensino e pesquisa, aproximando-se da realidade social e cultural de nosso estado e, consequentemente, do país.
As atividades de intervenção do projeto estão conectadas às três dimensões dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) quais sejam: social, ambiental e econômica e atingirão três espécies de público: infantil, juvenil e adulto.