Chegou a vez de os profissionais da Educação mergulharem no universo do Unesc Connect. O projeto da Universidade que visa interligar ainda mais a Instituição à comunidade em busca de soluções inovadoras, reuniu, nesta terça-feira (09/08), profissionais e acadêmicos dispostos a pensar novas estratégias voltadas à Educação. Este foi o primeiro encontro dos participantes do Unesc Connect inscritos no eixo.
A noite chuvosa em toda a região foi de importantes insights para quem esteve no Auditório Professor Edson Rodrigues, no campus da Unesc. Sob comando do educador e empresário Felipe Mandawalli, representante da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), os participantes do encontro foram estimulados a pensar em novas abordagens para a educação.
Ao dividir o grupo em equipes de quatro componentes, Felipe instigou que todos participassem da proposição de estratégias inovadoras. Conforme ele, as respostas obtidas foram exemplo da importância do estímulo à inovação. “A educação é feita por pessoas. Tudo o que foi apresentado nesta noite faz sentido e compõe uma proposta de mudança. É essa construção que faz sentido, pois o conhecimento teórico está disponível na internet para quem quiser. O que fez essa experiência diferente foi a forma com que eu conduzi e com que vocês responderam diante disso, assim como um professor diante dos seus alunos é capaz de leva-los além”, comentou.
Para a coordenadora dos cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas, Elenice Engel, que representou a reitoria no encontro, a experiência que precisa ser entregue transcende os limites da sala de aula. “Este continua sendo o espaço no qual o aprendizado precisa acontecer, mas as abordagens, as dinâmicas e a interação dependem também do nosso potencial inovador. Prova da importância da experiência no processo de ensino-aprendizagem é a implementação da Graduação Multi, projeto focado justamente em uma proposta de experimentação da prática desde as primeiras fases”, destacou.
A noite de aprendizado foi acompanhada também pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki, que fez questão de agradecer a presença dos professores do Clube do Jovem Empreendedor do Município. “Para nós é muito importante estarmos aqui com esse grupo de professores engajados no projeto que envolve 340 alunos de 9º ano das escolas municipais no contraturno. Estamos felizes pela oportunidade e temos a convicção de que esse é só o início de um grande projeto de parcerias e resultados”, pontuou.
Para conhecer mais sobre o Hub Unesc Connect e suas oportunidades basta acessar o site https://unesc.app/ e fazer o cadastro. O projeto é voltado para todos os interessados em aprender sobre inovação, desde quem quer dar os primeiros passos até profissionais já integrantes de espaços inovadores.