Os acadêmicos de todos os cursos de graduação da Unesc têm mais uma grande oportunidade de evoluírem em suas experiências universitárias. A Instituição lançou, já para este segundo semestre, a disciplina de Estudos da Contemporaneidade com aulas ministradas em inglês ou espanhol.
A proposta, liderada pelas diretorias de Ensino de Graduação Presencial, de Pesquisa e Pós-Graduação e Escritório de Relações Internacionais, tem foco na aproximação dos estudantes- à língua estrangeira e, ao mesmo tempo, a assuntos atuais de relevância para suas trajetórias acadêmicas, pessoas e profissionais.
Na ementa definida para a disciplina, conforme a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, está prevista a abordagem de questões sociais, políticas e culturais contemporâneas; educação, direitos humanos e ecossustentabilidade; relações étnico-raciais, gênero e diversidade; tecnologias, culturas digitais e identidades, além de ciências da saúde e sociedade. “São assuntos bastante abrangentes que irão se adaptar ao cenário de cada momento. Promover a discussão em outro idioma será uma oportunidade e tanto para que os alunos estejam mais adaptados a esse tipo de comunicação e, paralelamente, atualizados dos assuntos importantes no cenário mundial, algo que por vezes fica de lado no dia a dia agitado entre trabalho e estudos”, pontuou.
Os alunos interessados poderão escolher o idioma com o qual tem mais proximidade, não sendo necessário domínio total da língua. “Neste sentido os professores da disciplina serão facilitadores do processo. Os alunos precisam estar dispostos a ouvir e aprender mais sobre o idioma e já ter alguma bagagem sobre ele. O objetivo não será de ensino da língua estrangeira, mas sem dúvida irá qualificar muito o conhecimento que eles já possuem com o que chamamos de internacionalização em casa”, explica.
Para ministrar a disciplina, de acordo com a coordenadora, serão convidados dois professores para cada um dos idiomas, sempre envolvendo profissionais de áreas distintas. “Isso porque queremos fomentar as discussões sob diferentes pontos de vista. Algo que também irá contribuir no conteúdo é a participação de convidados de forma remota diretamente de diferentes países”, acrescenta.
A carga horária estipulada é de 60h, período que pode ser cursado com disciplina optativa ou utilizado como Horas de Atividade Complementar. As matrículas podem ser realizadas pela aba Minha Unesc no site unesc.net com o código 29142, correspondente à disciplina de Estudos da Contemporaneidade.