Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Emoção na realização de sonhos por meio da Unesc

Universidade formou nesta sexta-feira (15/07) nova turma de graduados em Medicina (Fotos: Mayara Cardoso)

“Prometo que ao exercer a arte de curar mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares meus olhos serão cegos minha língua calará os segredos que me forem revelados, os quais terei como preceito de honra”.

Estas foram algumas das palavras com as quais os formandos do curso de Medicina do primeiro semestre de 2022 prestaram juramento na noite desta sexta-feira (15/07), data que passa a figurar entre as principais de suas vidas. A noite de colação de grau na AM Master Hall entrou para os principais arquivos das memórias de cada um.

A oportunidade de oficializar a outorga do grau dos formandos, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é sempre uma honra e, mais uma vez, a emociona profundamente. “Celebro essa conquista com muita felicidade pois conheço aqui várias histórias e sei o tamanho dessa vitória para vocês e seus familiares. Sei que vocês sairão da Unesc com experiências que vão além da excelência técnica e perpassam valores e visão sistêmica dos espaços. Esse mundo inspira cuidados e vocês levarão conceitos como coragem, firmeza, bravura, ousadia, respeito, humanidade, generosidade e liberalidade para ajudar a torna-lo melhor”, destacou em seu discurso.

A celebração marcou uma importante transição que transforma a vida dos jovens médicos diferente a partir de agora. Em nome da turma, os formandos Gabriela Ugioni Duarte e Henrique Teixeira Referino relembraram um pouco da trajetória dos últimos seis anos, dedicados ao estudo da Medicina. “Entramos aqui por amor. Por vontade de curar. É também por amor que estamos aqui hoje. Começamos com sonhos, tivemos pesadelos ao longo do caminho e hoje é hora de acordar. Nosso sonho já é realidade”, citou Gabriela.

As batalhas enfrentadas por cada um e até as divergências, conforme Henrique, foram importantes para o amadurecimento de todo o grupo. “Tenho certeza de que não tem se quer uma pessoa que não tenha evoluído e amadurecido de forma acelerada nesse caminho. Nos tornamos não só médicos, mas seres humanos melhores”, acrescentou.

Paraninfo da turma, o professor e médico Daniel Rizé Ronchi deixou aos afilhados o reforço de um conselho já dedicado a eles no último encontro em sala de aula. “Os médicos trabalham muito, estudam ainda mais e, além disso, lidam com situações adversas que nos afetam profundamente. Devemos parar um pouco e rir dessas situações. Isso nos serve para duas questões: manter a saúde mental e como exercício de humildade. Não somos perfeitos e não sabemos tudo. O maior tolo é aquele que acha sabe tudo e não tem mais nada a aprender. Não esqueçam também de reservar tempo para familiares e amigos, isso fundamental”, aconselhou.

Cheia de emoção do começo ao fim, a celebração contou ainda com homenagens a professores escolhidos pela turma e agradecimentos aos pais e familiares dos graduandos.

CONFIRA AQUI A GALERIA DE FOTOS COMPLETA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *