Além de levar uma formação de excelência aos seus acadêmicos, a Unesc também coloca, diariamente, toda a sua expertise a serviço da região, aplicando o seu caráter comunitário.
Isso se vê em todas as áreas e, como não poderia deixar de ser, ocorre também com os cursos da Unesc Tec, entre eles, os de Massoterapia e Podologia.
Como exemplo, está a quantidade de pacientes que tiveram a vida melhorada por meio da Podologia: foram 500 pessoas atendidas pelos alunos somente no primeiro semestre de 2022. Além disso, atividades como a ação social realizada no Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop), de Criciúma.
Conforme a professora Angela Cristina Soares Alano, a Podologia é uma ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano. “Esta é a importância da podologia. A profissão de podólogo não é mais vista simplesmente como uma área da estética. Hoje o Podólogo é um profissional capacitado para diagnosticar ‘podopatologias’, atuando principalmente na prevenção da saúde dos pés”, destaca.
O podólogo pode atuar em diferentes ambientes como: clínicas médicas, hospitais, e até mesmo como autônomo.
Via de mão dupla
Estar próximo da comunidade desde cedo, colocando em prática tudo que aprende na Universidade é uma característica da Unesc, reforçada com a implantação do projeto Graduação Multi em 2022.
Sendo assim, como nos demais cursos, os alunos de Massoterapia atendem a comunidade, beneficiando pacientes e levando informações, além de ampliar o conhecimento. “Tivemos o privilégio de ter as nossas aulas em vários laboratórios extremamente equipados como o de Anatomia e Fisiologia Humana. Aulas diferenciadas como as de Empreendedorismo, Biossegurança, Reflexologia, Massoterapia Ocidental, Shiatsu e tantas outras e, claro, os nossos professores muito empenhados. Eles realmente se preocupam em passar o conhecimento, as experiências e tudo nos ajudou a ter uma base para exercer a função de Técnico em Massoterapia”, enfatiza a aluna da terceira fase de Massoterapia, Alessandra de Oliveira Accordi.
O atendimento ao público, conforme Alessandra, proporciona uma experiência maravilhosa. “Eu me senti mais segura para o mercado de trabalho. E claro que a Unesc, sendo essa grande Universidade, durante o curso inteiro disponibilizou salas equipadas com macas, aparelhos e tudo e todos os equipamentos para que as aulas fossem mais dinâmicas e tivéssemos uma alta performance”, conclui.
A professora do curso, Beatriz Martins Colombi, lembra que o técnico em Massoterapia oferece o embasamento teórico e a prática necessária para se diferenciar no ramo de saúde e bem-estar, explorando os mais diversos nichos de atuação do profissional massoterapeuta.
Matrículas abertas
Com uma grande estrutura para receber os alunos, a Unesc está com matrículas abertas para os cursos técnicos de Massoterapia e Podologia.
Visando facilitar para aqueles que querem ingressar em uma destas áreas, a Universidade oferece um currículo flexível, sendo que o curso é 60% presencial e 40% no formato de Ensino à Distância (EAD), com professores formados na área e atuantes no mercado de trabalho, sendo estes os únicos cursos técnicos da região. “O curso de Podologia é uma oportunidade para que o profissional possa adquirir novas características, aprender novas técnicas e aperfeiçoar o seu trabalho. A capacitação favorece o aumento da produtividade, além de ser um mercado promissor e em ascensão”, cita a professora, Gabriela Borges Silveira.
O curso de Massoterapia, conforme a professora, Sabrina de Oliveira Francisco Jesus, prepara os alunos para analisar, diagnosticar e tratar os pacientes nas visões das medicinas ocidental e oriental. “Sabendo tratar o paciente com o coração no lugar das mãos, o saber escutar e ver a alma do mesmo. Oferecendo: o toque correto, o calor humano, a manipulação no lugar certo, a palavra amiga em um ambiente aconchegante”, cita.
Informações podem ser obtidas por meio do site e pelo telefone (48) 9915-0433.
Além destes, a Unesc também está com matrículas abertas para outros cursos técnicos: Necropsia, Administração e Enfermagem. As aulas iniciam no dia 1º de agosto.