
A área das engenharias, uma das mais tradicionais nos estudos acadêmicos, se atualiza com o passar do tempo e mostra grande protagonismo. Nessa dimensão, professores e acadêmicos mergulham no processo de ensino aprendizagem e realizam diversas atividades com intuito de ofertar muito conhecimento, aliando sempre a teoria com a prática. Uma delas está no Seminário Interdisciplinar realizado pelo curso da Engenharia de Produção. No sábado (03/07), acadêmicos da 1ª fase do curso apresentaram os resultados obtidos nas pesquisas realizadas durante o Seminário, que contou ainda com apresentação de uma banca avaliadora.
Conforme a professora Ana Paula Silva dos Santos, a disciplina base é de Produção, Sistema e Métodos, porém os acadêmicos em grupo trabalham o conhecimento de todas elas que estão na grade da 1ª fase do curso. Como parte da atividade, os grupos escolhem uma das áreas da Engenharia de Produção apresentadas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), entre elas, engenharia de operações e processos da produção, logística, pesquisa operacional, engenharia da qualidade, engenharia do produto, engenharia organizacional, engenharia econômica, do trabalho, da sustentabilidade e educação em engenharia de produção, e partem para a prática.
“Com cunho extensionista, a atividade leva os alunos a uma visão interdisciplinar e, ao mesmo tempo, à análise da ideia da aplicação do conhecimento em empresas. Em grupos, eles escolhem as áreas das engenharias e, a partir da temática trabalhada, fazem cronograma, fluxograma, um formulário ou um manual. Cada grupo tem um tema e eles fazem essa busca para construir a pesquisa”, explicou Ana Paula.
Segundo ela, são conhecimentos que abordam desde a estrutura até o funcionamento. Eles aprendem sobre organograma, hierarquização e até mesmo processos e suas interpretações diante da construção de fluxograma. “Tanto na teoria quanto na prática, as disciplinas se complementam. Há muito em comum. Uma introduz os alunos ao contexto de curso e a outra vira base”, complementou.
Além da disciplina de Produção, Sistema e Métodos, da professora Ana Paula, a atividade contou ainda com as disciplinas Matrizes e Vetores com os professores Louise e Márcio Carlos Just; Química Geral e Experimental com a professora Angela Arnt; e Expressão Gráfica com Vilson Menegon Bristot.
Os acadêmicos tiveram como avaliadores os professores Angela Arnt, Anderson Correa Benfatto, Dino Gorini Neto e Ana Paula Silva dos Santos.