
Uma nova fase de experiências das acadêmicas da 7ª fase do curso de Pedagogia presencial da Unesc foi encerrada com entusiasmo. As estudantes participantes da disciplina de “Estágio III – Educação de Jovens e Adultos e Matérias Pedagógica do Ensino Médio” encerraram a proposta de estágio na Escola Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos (STS), Escola Básica Ministro Jarbas Passarinho e Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Criciúma.
Ministrada pela professora Andréa Rabelo Marcelino, a disciplina propôs que as acadêmicas, divididas em grupos, realizassem a observação do campo de estágio para na sequência planejar o projeto de atuação de acordo com a necessidade dos estudantes.
Conforme Andréa, o estágio supervisionado está presente em todos os cursos de Licenciatura, com o intuito de possibilitar ao acadêmico vivenciar o momento de relacionar a teoria com prática cotidiana. “Além disso, essa disciplina de Estágio III, busca incluir as primeiras vivencias no espaço escolar com jovens e adultos, bem como as reflexões e discussões sobre os processos pedagógicos de ensino e aprendizagem”, comenta.
De acordo com a professora, as acadêmicas planejaram e se preparam muito. “Elas se mostraram muito dedicadas para mais esse desafio de estar com estudantes com quase a mesma idade ou com idade superior, o que gerou medo, aflição e muita ansiedade. Mas todas muito bem preparadas e foram orientadas para fazerem o seu melhor e deixarem a nossa marca ‘Pedagogia Unesc’. O resultado veio com muitos elogios por parte dos professores, coordenadores e diretores das duas escolas”, acrescenta, orgulhosa.
Para socializar as experiências do semestre o grupo realizou o Seminário de Estágio no qual cada grupo conseguiu compartilhar as vivências e aprendizagens nas escolas dentro das temáticas “Remexendo as memórias afetivas escolares da infância”, “Metodologias ativas no contexto de ensino-aprendizagem”, “Educação Inclusiva”, “Diversidade Cultural” e “Didática e temas transversais: pluralidade cultural”.