
O universo que envolve a Unesc e todas as suas oportunidades foi conhecido de perto por aproximadamente 40 alunos da Escola Municipal Adolfo Wiggers, de Braço do Norte, nesta quarta-feira (22/06). O ônibus com os estudantes de sexto a nono ano do Ensino Fundamental chegou no campus no início da tarde e, a partir daí, foram inúmeras descobertas e novidades para contar em casa ao fim do dia. O grupo participou de atividades do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e do curso de Matemática, no Laboratório de Matemática.
A iniciativa da visita partiu da própria escola, que se surpreendeu positivamente com o interesse dos alunos e o estímulo das famílias para a participação de quase 100% dos estudantes. “Foi uma experiência maravilhosa. Além de terem a prática no Laboratório de Matemática, os aprendizados oportunizados sobre Afro-Brasileiros e Indígenas é algo que fará toda a diferença para a vivência deles. É muito diferente e mais valioso eles ouvirem todo esse conhecimento aqui dentro da Universidade. Tenho certeza que eles terão outro olhar sobre esses assuntos a partir de hoje e de tudo o que aprenderam”, destacou a diretora da escola, Nilzeli Viana.
Por onde passaram no campus, conforme Nilzeli, os alunos ficaram encantados. “Amaram tudo. As atividades, os animais do Museu de Zoologia, a estrutura, a recepção da equipe da Universidade, tudo o que a Unesc oferece. Já estão nos dizendo que querem vir estudar aqui, o que nos enche de orgulho”, pontuou ainda.
Entre as lições do dia de aprendizado estiveram atitudes antirracistas a serem adotadas diariamente em todos os ambientes nos quais estiverem, ensinamentos explicados pelos membros do Neabi, Douglas Vaz Franco, mestrando em Educação, e Mirella Olívia, acadêmica de Direito. O encontro contou ainda com a participação da coordenadora do Neabi, Normélia Ondina Lalau de Farias, e da coordenadora da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações da Universidade, Janaina Vitório.