
A Graduação Multi da Unesc tem como proposta a prática e o exercício profissional já no primeiro dia de aula. E foi isso que os acadêmicos da 1ª fase do curso de Ciências Contábeis vivenciaram na noite desta terça-feira (21/06), com a apresentação dos seus trabalhos de iniciação científica e de extensão, no 9º Salão de Iniciação Científica (Sic).
O Sic é um dos eventos que evidencia a prática da interdisciplinaridade dos estudantes do curso de Ciências Contábeis e busca a aproximação da teoria aprendida em sala de aula com o cotidiano empresarial.
Com o tema “Práticas Contemporâneas de Gestão para Contadores”, dentro da disciplina de Contabilidade e Organização do Profissional Contador, ministrada pela professora Ana Paula Silva dos Santos, os alunos, divididos em grupos, apresentaram o resultado de 14 pesquisas.
Para a professora Ana Paula, o exercício é desenvolvido em grupos dentro do Programa Interdisciplinar Orientado de Extensão (Piex). “Temos duas semanas dentro do semestre nas quais os alunos param todas as disciplinas e desenvolvem as pesquisas. Na primeira semana eles focam na parte teórica, período no qual são apresentados pela primeira vez para um artigo científico. As equipes são divididas por temas como empreendedorismo e inovação, empoderamento, softskills e hardskills e a Indústria 4.0. Dentro desses assuntos, eles entrevistam contadores profissionais para entender como é a rotina do profissional. E assim segue a linha de pesquisa de cada grupo”, explicou.
A dupla da primeira fase, Anna Bon e Camilly da Silva, apresentou a pesquisa sobre o “Empoderamento e suas Representações”. Para elas esta é uma experiência completamente nova. “Saímos há pouco tempo da escola, direto para a Universidade, Tudo é novo para nós. Estamos aprendendo coisas atuais e o artigo ajudou muita a entender um pouco da área. É uma experiência e tanto. Já no primeiro semestre estamos vivenciando experiências reais da profissão. Este tipo de trabalho que a Unesc oferece, de Extensão, é muito legal. A gente está sempre por dentro do que está acontecendo, atualizados e sabendo como é que funciona as coisas na profissão”, comentaram as acadêmicas.
Governança Corporativa
Os estudantes da 6ª fase também tiveram a oportunidade e participaram do Salão de Iniciação Científica com o desenvolvimento de sete trabalhos. Sob a orientação do professor Sérgio Mendonça da Silva, da disciplina Contabilidade de Governança Corporativa nas Empresas, desenvolveram suas propostas baseados no tema sobre Governança nas empresas familiares.
Segundo o orientador da turma, Sérgio Mendonça, dentro desse trabalho com os alunos da 6ª fase são desenvolvidas as pesquisas com três empresas escolhidas pelos grupos dos mais diversos segmentos. “Neste semestre, por exemplo, formamos sete grupos e cada um realizou a sua coleta de dados. No total, 21 empresas foram visitadas e aplicados questionários relacionados ao tema. Depois se analisa as respostas e transforma os resultados em artigos que são expostos no Salão”, comentou.
A universitária Eryca Souza da Silva falou pelos demais integrantes do seu grupo, que apresentaram a pesquisa sobre “Governança nas empresas familiares Carina Mendes Trajes, KLZ Contabilidade e Léo Bruno Imóveis”. “Foi um desafio, mas bem legal, porque a gente teve que aplicar um pouco do que tínhamos visto na teoria com o professor e procurar profundamente nos livros, principalmente nos livros eletrônicos, para entender os conceitos. Depois, tivemos que formular um questionário para as empresas, de forma que elas também entendessem um pouco do conceito, para depois elaborarmos o trabalho final”, pontuou.
Egressos avaliadores
Outro aspecto interessante do Sic é a presença de estudantes egressos do curso como avaliadores externos dos trabalhos apresentados. Nesta edição, os organizadores convidaram os graduados Carolina Citadin Milaneze, Ednelson de Souza Cardoso, Fábio Coral Sasso, Flávia da Silva Schemim, Heloisa Bardini Canever, Letícia Augusto Figueredo, Luana Cardoso e Naissa Meneghel Saccon.
Formada em 2016, a profissional em Ciências Contábeis, Luana Cardoso, foi uma das avaliadoras, fazendo questão de participar e colaborar com as atividades oferecidas pelo curso. “É maravilhoso e muito gratificante voltar aqui na Universidade. Aqui tem calor humano, muito aprendizado, muito desafio e sempre que eu posso, estou aqui para ajudar. É muito bom ver que o curso continua criando esse tipo de ambiente descontraído, fazendo eventos e desenvolvendo a comunidade aqui de Criciúma. Sempre aprendemos muito. Por mais que estejamos caminhando nesse ramo científico há muito tempo, eles sempre vão trazer alguma contribuição para a gente, seja no olhar, seja em temas novos, coisas que na nossa época não eram abordadas, como hoje: empoderamento e sustentabilidade. Então, vejo muita gente nova, com sede de conhecimento e o curso como um caminho para eles se desenvolverem”, avaliou.