
A Unesc deu a grande largada no início do ano para um projeto inovador e transformador que é a Graduação Multi, que tem como a aprendizagem baseada em experiências, ou seja, o estudante está colocando a “mão na massa” e resolvendo, desde a primeira fase, problemas reais relacionados à sua formação acadêmica. Mas, para que todo esse ecossistema de inovação proposto pela única universidade não estatal mais empreendedora do Brasil seja cada dia mais dinâmico e eficaz, a Unesc oferece aos seus professores espaços e momentos de formação, com capacitação direcionada para esse novo olhar no processo de aprender.
Assim como o conhecimento, que se modifica o tempo todo, as formas de aprender e ensinar também se transformam à medida que o tempo passa. Dentro do universo acadêmico, muitas são as vertentes de transformação nesse processo contínuo e irreversível. Pensando nisso, a Universidade cumpre seu papel como multiplicadora e difusora de conhecimento e de desenvolvimento e reúne um conjunto de ações conectadas que convergem em uma formação ainda mais inovadora e tecnológica.
Pensando nisso, na tarde desta sexta-feira (10/06), professores das disciplinas híbridas mediadas das primeiras e segundas fases da Graduação Multi iniciaram um movimento de conhecimento, de aprendizado e de experiência com a Formação Permanente de Docentes mediada pelas professoras Daniela Arns Silveira, Ioná Vieira Bez Birolo e Paula Tramontim. O encontro, que ocorreu na sala de metodologias ativas do bloco E, na Unesc, contou com a presença da Reitora Luciane Bisognin Ceretta, e teve o intuito de trabalhar essa nova modelagem de disciplina.
“Essa é mais uma grande etapa proposta pela Graduação Multi, que vai incluir a presencialidade e a virtualidade. Estamos abertos a acolher as novas oportunidades. Estamos numa Universidade que nos oportuniza e num cenário que pede isso. Vocês são muito importantes nesse processo, pois se conectam com o nosso estudante nesse projeto de conhecer, de aprender e de se tornar um profissional cada dia melhor”, comentou a reitora.
Premissas, diretrizes, experiência basilar, atividades discentes, arquitetura pedagógica e Plano de Ensino, que tem como base competências e objetivos de aprendizagem, bem como a modelagem da disciplina híbrida mediada foram alguns dos tópicos trabalhados nesta tarde.
“Nossa expectativa é que possamos construir juntos, a partir da experiência de todos. Quero reforçar a parceria da Assessoria Pedagógica Universitária e do corpo docente da Unesc. É um projeto da Universidade que iniciou neste ano e que parte do olhar para a experiência. Se paramos para pensar como o estudante aprende e não como o professor ensina, já desenharemos o processo de forma diferente e, a partir disso, vamos olhar para a formação do estudante muito mais na perspectiva de competências a serem desenvolvidas. É o olhar para o como ele aprende e por meio de experiências”, relatou Daniela.
Dentre os diferenciais da Graduação Multi estão a formação pautada na aprendizagem pela experiência, uma formação integrada com todo o ecossistema social, baseada na interdisciplinaridade e em oportunidades para o desenvolvimento de projetos integrados, com um currículo dinâmico e com foco na autonomia e no protagonismo do estudante.
Em julho, ocorrerão novas proposições de Formação Permanente para todo o corpo docente da Unesc.