O frio e a chuva não afastaram professores, acadêmicos, familiares e população em geral de um evento recheado de atrações e atividades que marcou encerramento da 17ª edição da Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos, com a temática deste: “Uma só terra”, organizado pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos (Comavh/Unesc). A população que compareceu na Unesc aproveitou cada segundo das atrações propostas com intuito de envolver a comunidade da Universidade. Entre eles, o giro e girinho ciclístico, roda de capoeira, yoga, aula de ritmos, caça ao tesouro ecológico, cama elástica, além de muita pipoca, prêmios e o atendimento dos acadêmicos nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
As atividades contaram com a participação de 145 inscritos para o girão e girinho ciclístico pelo campus da Universidade. O girão teve como percurso as vias em torno aos blocos S, R , Clínicas Integradas e Complexo Esportivo. A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, acompanhada da diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira e do Capitão Jack Sparrow, também aderiram ao desafio. Foram cinco voltas programadas pelos organizadores. A grande atração da pedalada foi o trajeto realizado na trilha ecológica existente dentro da reserva florestal localizada no Horto. A aventura convidou os participantes a pensarem sobre a preservação da natureza.
Após o passeio, os participantes se concentraram na pista de atletismo para confraternização recheada de conversa e diversão. A roda de capoeira, as atividades das PICS e a espera pelo sorteio dos prêmios, manteve as famílias reunidas até as 13 horas. Com o apoio da Unesc, da FisioTruck , Livraria Unilivros e da Santa Bike, foram sorteados diversos brindes, como livros, lanches da Fisio Truck e brindes da Unesc e Santa Bike, que ainda colaborou com o sorteio de uma bicicleta. A ganhadora oi aluna do sétimo ano, Fernanda da Silva Alves.
Para mãe do Davi Freitas do sexto ano, Milena Freitas, foi um uma manhã muito agradável e interativa. “É importante essa parceria da escola com a família, principalmente ver como é que eles interagem com os professores e com os colegas. É o momento também de a gente reservar para ficar um pouquinho com ele, dar carinho, e uma atenção especial. Também é um momento para pensar sobre qual a nossa responsabilidade com a preservação da natureza. Valeu estar aqui”, considerou.
Para Giselle, diretora do Colégio Unesc, foi um dia muito importante nessa semana do meio ambiente e a Comissão foi muito feliz em fazer a escolha de trazer as famílias e as crianças do colégio para os espaços privilegiados da Universidade. “Foi uma adesão bem legal dos pais e filhos que participaram das atividades físicas, tiveram o contato com a natureza, além da partilha das famílias nesses momentos de lazer. Tivemos, realmente, uma manhã diferente que é proporcionar o cuidado com a vida, nos ambientes, para ter uma vida cada vez mais saudável. A proposta atingiu os objetivos e ofereceu aos participantes o compartilhar momentos, criar memórias e as famílias interagindo, se conhecendo. Nós estamos muito felizes em participar de um evento gostoso como este”, avaliou.
Segundo o presidente da Comavh, professor Carlyle Torres de Bezerra Menezes, a Semana foi intensa e com muitas atividades. “Este sábado foi um momento de confraternização entre as famílias do Colégio, da Unesc e da população que vieram prestigiar o nosso evento. Tivemos várias atrações interativas com a natureza, esporte e convívio social. Foi muita interação da comunidade, dos pais e filhos e é muito bacana a gente ver aqui presentes todos os segmentos da Universidade. Foram três dias intensos, com muita diversão, descontração, discussão temática e muita alegria. Mas, não podemos esquecer o motivo principal, e pararmos para refletir sobre a nossa casa comum, o planeta terra, a natureza. A busca por um planeta mais saudável e com qualidade de vida para todos. Nós somos natureza, não podemos esquecer disto”, definiu.
A pró-reitora, que representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, estava encantada com as atividades e a proposta de reunir as famílias dentro do espaço universitário. “Estamos em família cumprindo o papel da Universidade Comunitária, envolvendo colaboradores, professores, estudantes e pais. Que combinação poderia ser melhor do que essa. A Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos elucida o nosso compromisso com a qualidade de vida, com a sustentabilidade do ambiente de vida, e as atividades escolhidas pela comissão foram assertivas. Parabenizo a todos da Comissão, em nome da reitora”, pontuou.
Política Institucional
Para ela, são ações como esta, repleta de atividades socioeducativas, voltadas à saúde, que faz refletir sobre o ser estar nesse espaço, sobre a sustentabilidade. “Então quem faz isso é uma Universidade Comunitária que tem esse compromisso com o desenvolvimento social e a transformação do meio, por meio das pessoas. Tudo isto aqui mostra o nosso compromisso com a nossa política institucional que está voltada para o respeito ao meio ambiente. Esse dia nos faz refletir muito sobre essas questões daqui para frente”, finalizou.
Concentração
Passeio Ciclístico – Girão e Girinho
Roda de Capoeira, Yoga, Ritmos e Música
Integração, diversão e piquenique
Caça ao Tesouro
Práticas Integrativas
Premiação