Geoparque: Território, Patrimônio Natural e Cultural. Esse será o tema da roda de conversa da 9ª Semana Acadêmica de Geografia da Unesc. O encontro, que ocorre anualmente, terá a participação de cinco palestrantes especialistas na área com realização de forma virtual nesta quinta-feira (26/05), a partir das 19h30. Recentemente, o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul recebeu a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), integrando oficialmente a Rede Global de Geoparques.
Conforme a coordenadora do curso, Yasmine de Moura da Cunha, os interessados poderão acessar o encontro via Google Meet no link. “Professores e estudantes dos cursos da Unesc e de outras instituições e comunidade que tenha interesse na temática podem participar desse importante debate”, comentou.
Entre os convidados para a discussão estão o professor Mikael Miziescki, que irá falar sobre os aspectos gerais do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul; o professor Jairo Valdati que vai abordar Aspectos da Paisagem do Geoparque; o professor Gustavo Simão irá enfocar Aspectos Físicos – Relativos à Geologia e Geomorfologia – do Geoparque; o professor Luiz C. Weinschütz falará a respeito do Potencial Paleontológico, e o professor Juliano Bitencourt Campos sobre o Potencial Arqueológico no Geoparque, relacionado à ocupação humana antiga.
A comissão organizadora do evento é composta pelos membros do Centro Acadêmico (CA) Rosa dos Ventos e do Curso de Geografia da Unesc, e conta com o apoio do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) da Universidade, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc, o Laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos (LabGeoRH) da Unesc, além do Centro de Pesquisa Paleontológica da Universidade do Contestado (CENPALEO), o projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul e o Programa de Pós-Graduação em Planejamento (PPGPLAN) da UDESC.
Segundo a Unesco, os Geoparques são os territórios do futuro, onde as riquezas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades. Situado na região Sul do Brasil, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o território integra 7 municípios, sendo 4 do estado de Santa Catarina: Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande; e 3 do Rio Grande do Sul: Torres, Mampituba e Cambará do Sul, totalizando uma área de 2.830 km² e uma população de pouco mais de 73.500 habitantes.
O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul trabalha pela conservação dos principais sítios geológicos da região, favorecendo o uso sustentável destes locais para fins como pesquisa científica, atividades educativas e atividades turísticas de mínimo impacto ao meio ambiente.
Atividades da Unesc
Como Universidade Comunitária, a instituição realiza diversas ações na região que engloba o Geoparque Global Caminho dos Cânions do Sul.
Em Jacinto Machado, a Unesc, por meio do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), elaborou o Projeto EIA/RIMA para a implantação da estrada na Serra Fundo Grande. Já em Praia Grande, foi realizado o projeto de avaliação ambiental e medidas de readequação do antigo lixão e projeto de investigação ambiental.
Além destes, a Unesc também fez o estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental para abertura da Estrada da Serra do Fundo Grande, em Jacinto Machado e estudo, que está em fase de esclarecimentos e complementações solicitadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
A Universidade, por meio do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), executa um projeto de extensão que tem o objetivo de envolver crianças em idade escolar em ações de valorização e a proteção do patrimônio arqueológico, assim como a história e cultura indígena. Isso será possível por meio do “Projeto de Extensão Arqueologia Pública No Extremo Sul Catarinense: Patrimônio arqueológico e a história e cultura dos Povos Indígenas”, aprovado no edital da Pró-Reitoria Acadêmica Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (ProAcad) da Universidade, com carta de aceite do Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul.
Confira mais ações da Universidade no link da matéria do jornalista Marciano Bortolin.