Estudantes de primeira a oitava fase do curso de Educação Física – Bacharelado e Licenciatura da Unesc estarão reunidos até a próxima quarta-feira (25/5) para a 11ª edição dos Jogos Interfases. O evento, organizado pelos próprios acadêmicos dentro da disciplina de Organização e Administração Desportiva, teve abertura nesta sexta-feira (20/5) e contará com diversas atividades nas modalidades individuais e coletivas, dentre elas, tênis de mesa, truco, beach tennis, vôlei misto, basquetebol, futsal e atletismo. O campeonato envolve cerca de 380 acadêmicos.
A abertura dos Jogos da habilitação em Bacharelado ocorreu no período matutino e contou com apresentação de atletas de nível mundial nas categorias de karatê, de tênis de mesa e de xadrez, além do desafio de embaixadinhas. Para o coordenador do curso da Unesc, Joni Marcio de Farias, integração e formação acadêmica são as expressões que mais definem os Jogos Interfases.
“Essa retomada das atividades que sempre foram marcantes para o curso é muito importante. Parabéns aos professores e acadêmicos pela organização. Aprender a fazer jogos faz parte do processo de ensino e aprendizagem. Muitos vão para esta área de trabalho que são os jogos e, por vezes, contribuirão na organização de jogos de uma cidade, escola e local onde vão trabalhar”, disse.
A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, participou do evento de abertura da ação representando a reitoria e enfatizou a importância dessa união e integração entre os acadêmicos. “Para nós que passamos por momentos tão complexos em virtude da pandemia, esse momento serve para fortalecer nosso vínculo, de aprendizado, de construir coisas boas, de novas experiências. Sabemos que por meio do diálogo e da aproximação entre as pessoas construímos novos cenários de práticas, novas interações entre as pessoas e melhoramos como profissionais e como seres humanos”, salientou.
O campeonato é organizado pela 7ª fase dentro da disciplina de Organização e Administração Desportiva ministrada pelo professor Tiago Lock Silveira.
“Estamos retomando após dois anos. Para os alunos da disciplina é muito importante, pois exercitamos e praticamos a organização de um evento, a formulação de tabelas, formas de disputas e isso é muito importante para o curso, pois integra cada vez mais os acadêmicos. Além disso, une a teoria com a prática”, finalizou Silveira.