Não só de questões técnicas se forma um profissional em Ciências Contábeis. A boa saúde dos acadêmicos e professores também é fundamental para um ótimo desempenho durante o ano letivo. Com o objetivo de estimular os universitários pela busca de qualidade de vida, o curso de Ciências Contábeis da Unesc, realiza neste sábado (14/05) a décima primeira edição do Contabilizando Saúde, com o tema: “Saúde, Saber e Sucesso”. O evento consiste em uma caminhada com saída do campus da Universidade até o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Nova Veneza. A atividade envolve todos os estudantes, egressos e docentes.
A saída está agendada para às 8h com concentração no estacionamento do Bloco Administrativo (ao lado do terminal de ônibus do bairro Pinheirinho) para um breve aquecimento e momento de espiritualização. Conforme a coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, após os preparativos iniciais o evento é oficialmente iniciado para a caminhada de aproximadamente de 10 km, que inicia pela Avenida Universitária, segue pela Avenida Assembleia de Deus, passa pela Avenida Rio Maina, Avenida Miguel Napoli e Rodovia José Spillere (SC 447).
Conforme a tradição do encontro, a caminhada é animada pela coordenadora, que realiza todo o trajeto ao lado do carro de som, desde o aquecimento no pátio da Unesc até a chegada no Santuário. Durante o percurso, de aproximadamente duas horas, a professora anima, brinca e transmite mensagens de superação e motivação a todos os participantes. “Os integrantes do Diretório Acadêmico e da Associação Atlética, distribuem água mineral e bananas para manter a hidratação e energia”, destaca Millaa.
Segundo a coordenadora, o Contabilizado Saúde é um evento voltado à integração. “Além de aproximar os alunos e professores, o evento nos convida a refletir e agradecer por nossa vida com saúde. Ainda mais agora, pós pandemia. Tenho certeza de que será uma manhã especial”, comentou.
Durante o percurso os participantes são escoltados pelos agentes da Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma (DTT), da Polícia Rodoviária Estadual e do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e ainda contam com o apoio de ambulância, socorrista e enfermeiro.
Na chegada ao Distrito do Caravaggio, prevista para às 10h30min, os estudantes são recepcionados no Santuário, onde acontece um momento de reflexão e oração. Após a celebração os acadêmicos, professores e convidados participam de um almoço de confraternização.
A atividade foi idealizada em 2010 e sempre acontece no mês de maio.
As edições de 2020 e 2021 não aconteceram por conta da pandemia Covid-19.