Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Workshop de Morro Grande reúne debate de alto nível

Tarde desta terça-feira (10/5) foi de intensa troca de ideias para primeiros passos do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico (Fotos: Décio Batista/ Reprodução)

A dinâmica proposta no Workshop de trabalho do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Morro Grande, na tarde desta terça-feira (10/5), rendeu excelentes e promissoras discussões. O encontro virtual faz parte da metodologia proposta pela Unesc em parceria com o Sebrae/SC e com a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) com foco no planejamento dos próximos dez anos.

A tarde de discussões mediadas pelo facilitador Igor Drudi foi uma amostra da riqueza de discussões protagonizadas por cidadãos de diferentes espaços do município. Para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, o movimento em prol da cidade já começa com excelentes contribuições. “O processo de pensar o amanhã começa hoje, dia 10 de maio de 2022. Esta data é um divisor de águas. Marquem este dia. A partir dessa troca, juntos, a Unesc, a Amesc, o município de Morro Grande e o Sebrae, estarão em um movimento com olhares voltados ao futuro”, destacou.

A participação de jovens e adultos na discussão, para o prefeito Clélio Olivo, mostrou o engajamento da comunidade no processo liderado pela Unesc. “Acredito que dentre os nossos objetivos está o entendimento de que o Município é de todos e que o sucesso depende também de todos. Desejo que toda essa motivação nas discussões de hoje seja um impulso permanente para as demais etapas do planejamento para que, de fato, lá em 2033 nosso povo esteja com qualidade de vida muito melhor”, avaliou ao fim do encontro.

Quem acompanhou as discussões e pôde deixar grandes contribuições, como as jovens munícipes Bruna Feller Coelho e Julia Crepaldi Zuchinali, encerraram a terça-feira ainda mais motivado com o que está por vir. “Ainda bem que somos um município ainda pequeno, que está começando a se devolver e está fazendo isso da melhor maneira: planejando. Sei que aqui é uma região incrível e só faltam alguns alinhamentos mesmo para dar esses passos. Estou muito feliz com esse movimento. Fiquei muito energizada com o que presenciei”, salientou Bruna.

Júlia, recém-formada em Engenharia Civil, também foi protagonista nas discussões, seja no grupo completo ou nas salas de discussões em equipes menores. “Os jovens na escola precisam de capacitação técnica para chegarem mais bem preparados ao mercado. Além de serem incentivados ao estudo, é possível que eles sejam também estimulados a se qualificar e a permanecer no campo. Temos visto muitas famílias com filhos todos saindo e nenhum dando segmento ao trabalho na agricultura e o assunto sendo abordado como se o agricultor não pudesse ser ao mesmo tempo uma pessoa que trabalha no campo e se qualifica para isso”, pontuou.

 

Temáticas abordadas

O potencial da produção agrícola no município apareceu não apenas na fala da jovem, mas por diversas vezes foi citado como diferencial econômico da região. Paralelamente, a comunidade citou ainda o conhecimento regional na indústria têxtil e o potencial para trabalhos manuais, assim como as oportunidades voltadas à gastronomia.

Apesar do esforço voltado ao desenvolvimento do município, entre os sonhos de seus cidadãos está a manutenção do clima tranquilo na cidade, a permanência dos jovens no campo e a qualidade de vida possibilitada por este ambiente. Da mesma forma, conforme a professora Ana Paula Silva dos Santos, integrante da equipe da Universidade que comanda o Plano, apareceram sonhos como novas oportunidades de trabalho e a união dos setores para crescerem juntos.

Para alcançar os objetivos vislumbrados o grupo citou, ainda de acordo com a professora, potenciais como a exploração sustentável dos recursos naturais da região como morros, rios e cachoeiras com foco na recepção ao turista com estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes.

 

Próximos passos

Após o amplo debate e rápido resumo dos principais itens citados pelos participantes, a coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, Melissa Watanabe, descreveu ao grupo os próximos passos para a elaboração do Plano.

De acordo com a professora, com os dados obtidos no workshop somados à participação da comunidade por meio de Consulta Pública online, a equipe da Universidade passa a fazer a “lição de casa”. “Vamos catalogar e sistematizar todas essas informações para avançar nos estudos para o segundo Workshop. Neste vamos receber entidades econômicas para analisar conosco estas informações, ampliar o debate e afunilar cada vez mais as informações para chegar até as ações estratégicas”, explicou Melissa.

A previsão é de que o Plano completo seja entregue aos 15 municípios da Amesc em novembro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *