Jacinto Machado será o oitavo município a receber o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico. O evento ocorre na próxima quinta-feira (12/05), a partir das 19h30min. “Não tenho dúvidas de que o Plano de Desenvolvimento será o grande instrumento para nortear o futuro do Extremo Sul Catarinense, possibilitando aos nossos municípios o protagonismo que merecem no cenário turístico catarinense e nacional. É um Plano que traz à tona uma importante reflexão sobre o ser e estar no território e que deverá mexer em todas as estruturas, do turismo à economia, passando pela educação, saúde e social. A Unesc, a nossa Universidade Comunitária e de excelência, estará sempre de portas abertas ao município de Balneário Gaivota e a todas as iniciativas que promovam o desenvolvimento da nossa região”, salienta a reitora Luciane Ceretta, destacando ainda o orgulho em realizar este processo em parceria com o Sebrae/SC e com a Amesc.
Ao mesmo tempo, municípios que já fizeram o lançamento, realizam o workshop, momento em que, de maneira online, população e lideranças apresentam ideias, projetando as cidades para os próximos dez anos. Até o momento, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Morro Grande e Sombrio já realizaram os seus.
Nesta sexta-feira (13/05), é a vez dos moradores de Balneário Gaivota fazerem o exercício de pensar o futuro. “A metodologia que utilizamos representa muito o que é uma Universidade Comunitária. Nós temos um processo de escuta qualificada muito importante, porque coloca as pessoas que residem neste lugar como autoras do processo. Hoje fizemos o engajamento, que definimos como dia do start deste processo. Depois teremos o momento da escuta, que já começa agora com a consulta pública, um instrumento por onde as pessoas podem participar de modo digital, podendo colocar as suas ideias. Depois fizemos o workshop, quando estaremos, de modo virtual, pensando quais os desafios que temos atualmente neste municípios, quais as oportunidades, e como imaginamos estar em 2033”, destaca a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes.
Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:
1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.
2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que podem apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;
3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;
4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.