Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Pedagogia e formação docente são temas de Aula Magna    

Roda de conversa ocorreu na noite desta segunda-feira (18/4) no Auditório Ruy Hulse (Fotos: Daniela Savi/AgeCom/Unesc)

Professores e acadêmicos do curso de Pedagogia da Unesc participaram na noite desta segunda-feira (18/4) de roda de conversa com o tema “Pedagogia e a Formação Docente”. A atividade protagonizou a Aula Magna do curso que contou com as presenças da egressa da Universidade e atual Secretária de Educação do Município de Içara, Rose Margareth Reynaud Mayr, além de Sandra Zanatta Guidi que é membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. As duas convidadas compartilharam experiências com os acadêmicos e falaram da importância do pedagogo para a educação.

O curso de Pedagogia da Unesc existe há 52 anos e foi o primeiro a ser implantado pela então Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), abrindo caminho para a transformação em Unesc, muitos anos depois, e proporciona ao estudante o ensino da ciência da educação e da arte de educar.

Uma profissão que pode ter inúmeras definições como exemplificou a reitora. “Em que consiste a profissão professor? Que espaços de atuação são esses? Quais os limites e as possibilidades? Qual é o valor social atribuído a essa profissão e como isso se coloca? Não é sacerdócio. É profissão. É trabalho. Precisa ser bem remunerado. Não pode precarizado. Tem que ser valorizado, ter significado, tem que tocar e afetar a gente e o outro”, sublinhou Luciane. Conceitualmente, de acordo com a reitora, serão várias concepções possíveis, mas a melhor riqueza desse aprendizado, segundo ela, é o compartilhamento de experiências de quem vivenciou essa história em muitos lugares e em diferentes momentos históricos.

A reitora ainda destacou a importância da educação na formação de professores e professoras na Unesc. “A formação de professores na nossa Universidade não é um evento temporal. Ela é de fato uma política institucional em que nós acreditamos e que apostamos. O pedagogo está presente em todos os lugares. Costumo dizer que careço sempre da presença de um de vocês”, completou.

Para a palestrante Sandra, o curso dá uma visão ampla tanto para a sala de aula quanto para a gestão em educação, por isso a necessidade de formação. “É importante ter esse olhar técnico. O professor educa gerações e temos que despertar, nas crianças, os sonhos”, enfatizou.

A convidada Rose destacou que o pedagogo impacta vidas, por isso é uma profissão tão importante e fundamental. “Ser professor em tempos de pandemia é para quem realmente tem um propósito de vida. O pedagogo tem uma tarefa primordial: somos responsáveis pela educação infantil, anos iniciais e pela educação de jovens e adultos, e precisa entender de tudo”, relatou.

O coordenador da área de conhecimento Humanidades, Ciências e Educação da Unesc, Ismael Gonçalves Alves foi o mediador da noite. A representante do Centro Acadêmico de Pedagogia, Laís Alves Messias também participou do encontro, que foi abrilhantado pelo coral da Unesc sob a regência do maestro Joel de Oliveira.

 

Memórias afetivas

Durante o bate-papo, a reitora e as palestrantes participaram de um exercício que buscou evocar a memória afetiva de cada uma. Com fotos de quando eram crianças e na formatura, a coordenadora do curso, Gislene Camargo, apresentou-as à plateia de modo diferente, fazendo-as rememorarem parte de suas vidas. “Esse é um exercício que faço em uma das disciplinas que leciono, evocar nossa criança, escrever sobre ela para que as colegas tentem adivinhar. Temos surpresas, pois, aquela criança moleca, talvez hoje seja um adulto introspectivo. Afinal por que perdemos a curiosidade? Deixamos para trás os por quês? Esse adulto, o que vai ingressar na educação infantil, vai desenvolver um trabalho mais significativo se lembrar do olhar curioso e investigativo da criança”, recordou Gislene.

Nas fotos apresentadas a reitora estava em sua festa de um ano de aniversário e posteriormente com as tias que, segundo ela, tiveram uma grande influência na educação já que eram professoras universitárias.

Rose apresentou uma recordação escolar, a única de quando era criança, segundo ela. Sandra e Rose ainda apareceram em fotos de alguns dos momentos especiais: a formatura.

 

Uma instituição pensada para todos

A coordenadora ainda lembrou que a Unesc já formou mais de três mil pedagogos nesses 52 anos de existência. “Muitos já estão aposentados e seguimos com a formação de qualidade para que vocês ocupem esses lugares de professores, de gestores, que certamente deixarão marcas na educação do Extremo Sul Catarinense”, enfatizou.

Gislene lembrou ainda que a instituição é pensada para todos os estudantes. “A matriz, o plano de ensino, o plano de aula, a estrutura da Universidade com a brinquedoteca, os laboratórios, as clínicas, as praças, entre outros espaços, são pensados para que a formação de cada um seja plena, repleta de experiências que contemplem o profissional que desejam ser, o profissional que precisamos para transformar suas vidas e a sociedade”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *