A Unesc recebeu na tarde desta quarta-feira (7/4) o professor Nicolas Gouault da Université de Rennes1, da França. Ele desenvolve um projeto de pesquisa que envolve alunas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc, a mestranda Luana Budny Niero, a doutoranda, Marilia Schutz, Borges e a aluna de Iniciação Científica, Kauany Lumertz Cardoso. O trabalho está sendo desenvolvido no Laboratório de Plantas Medicinais (LaPlaM), na linha de pesquisa “Meio Ambiente e Saúde”.
Para a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral essas parcerias fortalecem e qualificam a produção científica, promovem intercâmbio científico, além de estimular a formação de redes de pesquisas internacionais. “Proporcionar oportunidades e estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e científico e da criatividade está no DNA da Unesc e o Escritório de Relações Internacionais, por meio da professora Vanessa Moraes de Andrade vem intensificando e reestruturando o setor para que possamos retomar e ampliar essas possibilidades neste momento de ‘quase’ pós-pandemia”, relata Patrícia.
A parceria da Unesc com a Université de Rennes1 já existe há mais de 10 anos. Durante este tempo, a Unesc já recebeu três pesquisadores franceses. Além disso, três egressos do mestrado do PPGCA tiveram a oportunidade de realizar uma parte do seu trabalho na Université de Rennes1. “Os alunos brasileiros, com os quais tenho contato, são motivados, engajados e comprometidos com a pesquisa e a formação acadêmica”, comenta Gouault, durante o encontro da tarde.
Também participaram da reunião os professores do PPGCA Vanilde Citadin Zanette que faz parte deste projeto de pesquisa, e os coordenadores do PPGCA, Carlyle Torres Bezerra de Menezes e Robson dos Santos.