Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc recebe Selo de Sustentabilidade da SGS, líder mundial de certificação

Reconhecimento enaltece destaque da Universidade em diferentes áreas com foco no desenvolvimento sustentável (Foto: Mayara Cardoso/ Agecom Unesc)

Ciente da missão de educar, inovar e ser exemplo, a Unesc tem como um de seus objetivos, incentivar e implementar ações sustentáveis que gerem impactos positivos nas dimensões ambiental, social e econômica. Para obter resultados significativos em cada uma destas áreas a Instituição trabalha diariamente pautadas em princípios e metas de olhar ampliada em todas as dimensões acadêmicas: ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo.

Como resultado da preocupação e do cuidado com o desenvolvimento sustentável, a Universidade acaba de receber a Certificação 2030 Today, selo concedido após avaliações minuciosas de estrutura, operação e ações, em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, a Instituição atua com responsabilidade social e ambiental, promove conhecimento e geração de valor, desenvolvendo a economia e a qualidade de vida do Sul catarinense e, desta forma, tem total merecimento pela certificação recebida. “Esta é uma forma de enaltecer publicamente a atuação da Universidade. O Selo de Sustentabilidade foi concedido pela SGS, líder mundial em certificação, após processo de auditoria das ações executadas e da definição da Agenda 2030 da Unesc”, acrescenta.

A notícia, para a pró-reitora, é digna de comemoração entre comunidade acadêmica e comunidade externa. “Compartilhamos mais este reconhecimento com muita satisfação, consciência de que estamos no caminho certo e podemos evoluir sempre”, aponta.

A educação de excelência em todos os níveis, os projetos de extensão e intervenção na comunidade, de acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, se refletem diretamente na conquista. “Somos uma Universidade conectada com o mundo, comprometida com a formação acadêmica, com temas contemporâneos, com a questão de gênero e respeito as diversidades e, portanto, preparada para efetivamente contribuir com as mudanças sociais necessárias ao desenvolvimento”, pontua.

Os benefícios de práticas embasadas nos ODS, para a reitora, são percebidos no cotidiano do campus, mas também na sociedade. Sendo uma Universidade de caráter comunitário, que atua junto da comunidade e reinveste todo o seu recurso, temos uma responsabilidade ainda maior. Está na nossa missão. A sustentabilidade vista, também, sob a ótica de redução do consumo, dos custos e dos riscos, gera inúmeros benefícios e oportunidades, qualificando continuamente o que fazemos,” destaca a reitora.

Entre os destaques no desempenho da Unesc na avaliação estão temas sociais como educação de qualidade, redução das desigualdades, igualdade de gênero, saúde e bem-estar. Além destas, questões ambientais relacionadas à água, energia, resíduos e combate às mudanças climáticas, também foram verificadas e ações de governança, emprego e crescimento econômico, fizeram parte do processo de estruturação e certificação aplicado pelo programa 2030 Today da SGS.

 

Certificação renovada

Em março de 2022 a Universidade teve o registro renovado como signatária do Movimento ODS Santa Catarina. A organização está presente em 85 cidades do Estado com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, visando cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York.

O objetivo da certificação, conforme a pró-reitora, é estar alinhado ao movimento mundial de “busca ativa na construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *