A operacionalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro foi pauta de encontro entra a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, membros do Conselho municipal e local de Saúde e Poder Legislativo na tarde desta terça-feira (29/03). A oficialização da parceria entre Universidade e Município será realizada nesta quarta-feira (30/3) no Paço Municipal. E a partir disso, caberá à Universidade gerir e operacionalizar a UBS, na atual estrutura física.
Diante do projeto, conforme a reitora, a Graduação Multi, novo modelo de ensino e aprendizagem, a Universidade terá a oportunidade de tornar as experiências práticas ainda mais presentes na rotina dos acadêmicos. “Essa parceria com o Município será de suma importância, tanto para a Universidade quanto para a comunidade, já que será possível levar para aquele local toda a expertise dos programas que nós temos, além dos atendimentos que são ofertados e que serão ampliados”, enfatizou a reitora.
Conforme o secretário, em torno de 40 mil pessoas serão diretamente impactadas com a parceria. O imóvel da UBS ficará sob responsabilidade da Unesc, que fará todo o gerenciamento técnico, administrativo e financeiro. A explanação dos modelos de operacionalização adotados foi feita pela professora Mágada Tessmann. “Ter a satisfação da comunidade a partir dos conselhos sem dúvida será um direcionamento para as nossas ações”, complementou a coordenadora dos cursos da área da saúde, Graziela Amboni, que participou do encontro.
Já coordenadora pedagógica da Universidade, Lisiane Tuon reforçou que a promoção e prevenção serão um dos eixos atuantes na Unidade de Saúde. Além do atendimento, o local será espaço de grande resolutividade.
Representando o Legislativo, o vereador Daniel Antunes saiu satisfeito com o que ouviu. “As informações foram esclarecedoras. É uma primeira parceria em uma unidade de saúde e tenho certeza que a qualificação dos profissionais e a organização serão fundamentais para o êxito dos trabalhos”, salientou o vereador.
Atividades a serem desenvolvidas por categoria
Médicos: Consultas clinicas (Diabéticos com hemoglobina glicada), consultas ginecológicas, consultas de pré-natal de risco convencional.
Enfermeiros: Consultas de Enfermagem para gestantes de risco convencional, para pacientes diabéticos (com hemoglobina glicada), para hipertensos; Testes rápidos para gestantes Sifilis + HIV; atendimentos individualizados, coleta de preventivo do câncer ginecológico e de mamas; atendimentos domiciliares em equipe.
Psicólogos: atendimentos individualizados, atendimentos domiciliares.
Farmacêuticos: dispensação de medicamentos e farmácia clínica, grupos, atendimentos domiciliares.
Fisioterapeutas: atendimentos domiciliares individuais e em equipe.
Profissionais de Educação Física: atendimentos domiciliares individuais e em equipe.
Médico pediatra: Consultas pediátricas.
Cirurgião dentista: atendimentos individuais, atendimentos domiciliares em equipe. Equipe saúde bucal.
Nutricionista: atendimentos individuais, atendimentos domiciliares individuais e em equipe.