A proposta de trabalho do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) foi apresentada de perto à Câmara de Vereadores de Araranguá. Os membros do Legislativo receberam, nesta sexta-feira (18/4), a pró-reitora da Unesc, Gisele Coelho Lopes, a coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Melissa Watanabe, a diretora da Unesc Araranguá, Isabel Regina de Souza e a diretora do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo, para apresentação da ferramenta que será utilizada no projeto em parceria com o Sebrae/SC nos 15 municípios da Associação.
Em Araranguá o lançamento oficial do Plano de Desenvolvimento está marcado para a noite de quinta-feira (24/3) no Center Shopping. O evento é aberto ao público e promete receber representantes de todas as categorias da sociedade para participação nas discussões que ajudarão a definir os rumos a serem trilhados.
Conforme Gisele, o objetivo de reunir os vereadores na tarde desta sexta-feira foi levar pertencimento sobre o Plano para que os representantes estejam engajados com a Unesc, o Município e com o Sebrae/SC. “Planejar é traduzir os sonhos das pessoas em projetos. Temos a convicção de que o Plano terá impacto em curto, médio e longo prazo, mas, para que esses sonhos sejam materializados, precisamos da participação ativa da sociedade”, destacou.
Para o líder do Legislativo, Jair Anastácio, o encontro foi importante para o melhor entendimento de todos os vereadores. “Nenhuma cidade cresce sem o planejamento e sem pessoas que se esforcem para colocar esse planejamento em prática. Hoje a Câmara acolhe uma reunião importante de apresentação prévia deste plano de desenvolvimento de Araranguá. Neste momento a Unesc, instituição com tanta relevância em nossa região nos traz o planejamento e o Poder Executivo, o Legislativo, a sociedade civil organizada e todos os municípios são responsáveis por fazer com que todos os planos se tornem realidade”, pontuou.
Participou também do encontro o Secretário de Finanças do Município de Araranguá, João Inácio Barbosa, coordenador do projeto na cidade.