Os acadêmicos do curso de Enfermagem da Unesc tiveram a oportunidade de estar cara a cara com quatro grandes profissionais da área de atuação e aprender sobre as diferentes possibilidades abraçadas por cada um no campo profissional. A pesquisa, a gestão pública, o empreendedorismo e os espaços de liderança do enfermeiro foram abordados por convidados especiais na noite desta segunda-feira (7/3) no auditório Ruy Hülse.
Intitulado “As faces da enfermagem”, o evento reuniu acadêmicos de 1ª a 10ª fase a partir da organização do Centro Acadêmico em parceria com a coordenação do curso, com apoio da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina. Conforme a coordenadora do curso, Paula Ioppi Zugno, o encontro teve como principal objetivo apresentar aos novos acadêmicos algumas áreas de atuação do enfermeiro, ressaltando a importância da área e a magnitude enquanto profissão que faz a diferença na sociedade brasileira.
As experiências da noite foram compartilhadas pela enfermeira doutora Cristiane Damiani Tomasi, que explanou sobre a Enfermagem na pesquisa e ciência, pela enfermeira mestre Carine Cardoso, abordando a atuação na gestão pública, da enfermeira Luana Campos, que falou sobre empreendedorismo na profissão, e o Enfermeiro Gelson Luiz de Albuquerque, atual presidente do Conselho Regional de Enfermagem – Seção Santa Catarina (COREN-SC), tratando sobre a própria nos mais diversos espaços.
O evento contou com a presença de autoridades da área da Enfermagem, sendo elas a vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção SC, Fabiane Ferraz, e o presidente do Coren/SC Gelson Albuquerque. Ambos enalteceram a importância da luta política da valorização da profissão e convocaram a todos os acadêmicos e profissionais a se unirem na luta pela aprovação do PL 2564/20 na Câmara Federal dos Deputados. “Hoje nós temos 70% da Enfermagem brasileira que é empregada, que ganha menos do que o PL 2564, somos 2,5 milhões de trabalhadores, é a maior categoria organizada do país”, destacou Gelson.
Como lideranças na organização da ação o curso contou com o presidente do CA, Guilherme Pruche, da vice-presidente, Gabriela Minhos Aldrovandi. A avaliação do debate e das oportunidades apresentadas aos acadêmicos, conforme a vice-presidente, é a melhor possível. “Tenho certeza que nossa escolha foi a escolha certa. Escolher uma Universidade de excelência de ensino, que nos constrói enfermeiros líderes, com uma enfermagem baseada em ciência, pesquisa, técnica e amor, que sem dúvida nos faz enfermeiros e profissionais politizados”, pontuou.