Geral

Professor da Unesc compartilha experiências em encontro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina

Thiago Francisco participou de reunião virtual nesta terça-feira (Foto: Divulgação)

A plenária do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), realizada de maneira virtual nesta terça-feira (10/11), contou com um convidado especial. O assessor pedagógico da área das Ciências Sociais Aplicadas, coordenador do Setor de Avaliação Institucional e da Comissão Própria de Avaliação da Unesc, Thiago Francisco, compartilhou ao longo da reunião, experiências relacionadas a metodologias de análises dos indicadores provenientes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O diálogo de Thiago com os conselheiros do CEE é fruto de um convite feito ao professor da Unesc pelo presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação (Conaes/MEC), Mário César Barreto de Moraes. Thiago debateu o assunto em duas câmaras setoriais do Conselho.

Para o professor da Unesc, o encontro foi uma oportunidade de ampliar discussões sobre um ponto fundamental para a governança de Instituições de Ensino Superior (IES) e de cursos de graduação. “O Enade é um dos indicadores mais consistentes do ponto de vista pedagógico que temos no Brasil, contudo seus potenciais ainda são pouco explorados nesta perspectiva. No ciclo de 2019, percebemos muitos desafios a serem superados, e que se potencializarão devido a pandemia. Os dados dizem muitas coisas”, afirma.

Estudo é apresentado durante plenária

Ainda durante a plenária da CEE desta terça-feira, o professor da Unesc compartilhou parte de um estudo que foi utilizado como base em um webinar para mais de 800 IES no Brasil, ocorrido na semana passada. Os participantes da reunião também discutiram o impacto e os desdobramentos da avaliação institucional nas IES neste tempo de pandemia, que segundo Thiago, ganha uma nova conotação. “A avaliação tanto interna quanto externa, foi um fator preponderante para que as IES pudessem formatar seus modelos pedagógicos neste período de excepcionalidade. As CPAs, por força da pandemia, receberam parte do protagonismo que lhes cabe”.

Ainda no mês de novembro, Thiago participa de um webinar nacional para discutir os desafios e as perspectivas para o Enade 2021, que deve ocorrer em duas edições que ainda deverão ser regulamentadas pelo MEC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *