
Desde a manhã de terça-feira (20/01), a Unesc sedia a primeira Formação Estratégica para diretores da Rede de Ensino Estadual de Santa Catarina. O evento, que acontece até esta quarta-feira (21/01), é uma promoção da Secretaria de Estado da Educação (SED) e dá início a um importante ciclo de qualificação para os líderes do ensino público catarinense. O curso reúne diretores, coordenadores e técnicos em Criciúma para debater o tema: “Liderar, planejar, organizar e cuidar: qual é o nosso projeto de escola?”.
O encontro, que teve a abertura oficial no Auditório Ruy Hülse e as oficinas temáticas no Bloco R, busca responder a perguntas fundamentais para o futuro do ensino: “Que escola temos e que escola queremos?”. O objetivo central é fortalecer e valorizar o papel estratégico dos diretores, que atuam como elo entre as políticas públicas e o cotidiano da aprendizagem nas salas de aula, promovendo uma troca de experiências sobre como a liderança impacta diretamente o clima organizacional e a relação da escola com a comunidade.
Integração Regional
A formação possui uma abrangência significativa, reunindo lideranças educacionais de diversas regiões do estado. Entre os participantes, estão gestores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Criciúma, Araranguá, Tubarão, Laguna, Braço do Norte e Florianópolis, além de representantes do Instituto Estadual de Educação (IEE), diretores das áreas de ensino e integrantes dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).
A abertura oficial contou com a presença de figuras-chave da educação catarinense e regional. Compuseram a mesa de honra: a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta; a coordenadora regional de Educação de Criciúma, Ronise Cristina Guimarães; a gerente de Articulação e Ofertas Educacionais, Judite da Silva Mattos; a diretora da Escola de Ensino Básico Coelho Neto, Franciele Bittencourt; e, dando as boas-vindas aos participantes, a reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes.
Em seu pronunciamento, a reitora Gisele colocou toda a estrutura da Universidade à disposição dos presentes. “Sintam-se em casa. Esta é a casa de vocês também”, destacou.
“Gestão é um lugar de responsabilidade. Há uma autora que me representa muito, Mary Parker Follett, que diz que o verdadeiro líder não tem seguidores, mas pessoas trabalhando com ele. Se vocês entenderem que essa mensagem faz sentido, que todos possam começar 2026 lembrando desta importante missão: ser gestor com as pessoas. O verdadeiro líder serve, dá suporte e compartilha saberes para que sua equipe possa fazer melhor do que ele”, acrescentou ainda a reitora em exercício.
Para a secretária de Educação, Luciane Ceretta, o investimento na formação continuada é a forma mais efetiva de garantir que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada escola se transforme em resultados reais para os estudantes.
“Esta formação foi cuidadosamente construída a pedido do governador Jorginho Mello para desenvolver ainda mais os gestores, profissionais tão importantes e que fazem total diferença no cotidiano escolar. Nosso foco é sempre melhorar”, destacou a secretária.
Até o dia 29 de janeiro, as formações acontecerão também em outros dois polos regionais: Grande Florianópolis e Chapecó. Ao todo, 1.218 profissionais participarão dos encontros, sendo 1.035 diretores de escolas, membros dos Núcleos de Formação e do Ensino das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), além de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SED).









