
A Unesc realizou na última terça feira 16/12 uma cerimônia de despedida para os últimos acadêmicos do ano aprovados em programas de mobilidade internacional. Os estudantes seguirão para Peru, Portugal e Argentina, onde realizarão atividades de pós-doutorado, doutorado e intercâmbio de graduação. A iniciativa tem como objetivo reforçar a estratégia de internacionalização da Universidade, ampliando o alcance dos convênios em áreas como Saúde, Ciências Ambientais e Direito.
“Estou indo para o Peru como pós-doc. Vou ficar três meses na Universidade Peruana de Ciências Aplicadas, em Lima, e também visitarei uma universidade em Arequipa para fortalecer parcerias do nosso grupo de pesquisa”, afirma Jéssica da Silva Abel, doutora em Ciências da Saúde pela Unesc. A pesquisadora detalha que o objetivo é validar epítopos para implementar uma plataforma de diagnóstico que diferencie dengue e zika vírus, visando melhorar os testes rápidos.
Na pós-graduação, o doutorando Suliano Ferrasso segue para Portugal. “Sou aluno do doutorado em Ciências Ambientais e estou indo para o Instituto Politécnico de Tomar, na cidade de Mação, para um período de estudos”, explica. “Vou trabalhar dentro de um projeto internacional sobre ocupação humana antiga no litoral. O
objetivo é aprender metodologias usadas há mais tempo na Europa e trazer esse conhecimento de volta”, complementa o pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).
O estudante de Direito Arthur Herbert Vieira Ribeiro Sutili representará a Universidade na Argentina com um intercâmbio de seis meses na Universidad de Avellaneda. A experiência permitirá o contato com um sistema legal distinto e a imersão em uma nova cultura acadêmica, ampliando sua formação profissional de forma global.
“A Unesc sempre deu um suporte muito importante e atencioso para encaminhar documentos e resolver questões. Nesse ponto, foi excelente”, destaca Suliano Ferrasso sobre o apoio institucional recebido do Escritório de Relações Internacionais.










