Internacionalização

Unesc enviará estudantes para cinco países
em nova jornada de intercâmbios

Acadêmicos da Unesc embarcarão, entre janeiro e fevereiro de 2026, para programas de intercâmbio internacional em instituições parceiras em Portugal, Espanha, Áustria, Estados Unidos e Argentina, consolidando uma nova fase de Internacionalização da Universidade. A iniciativa envolve cursos como Direito, Nutrição, além de Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Educação, com estadias que variam de seis meses a um ano.

Na última semana, o grupo de estudantes que prepara as malas para a oportunidade no exterior foi reunido para um momento especial junto à Universidade. “Estamos fazendo esse momento de despedida dos nossos acadêmicos que vão durante o recesso para os países para os quais foram aprovados. Vamos enviar alunos de pós-graduação e graduação para cinco países de diferentes continentes. A Unesc está ficando cada vez mais internacionalizada e fazendo com que os seus convênios saiam do papel e os acadêmicos se interessem cada vez mais por possibilidades distintas de destino”, afirma a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unesc, Dayane Cortez. 

“Outro fator que vem contribuindo são as políticas linguísticas de acesso ao ensino-aprendizagem de idiomas, pois a língua, às vezes, é uma barreira de acesso. Por isso a Universidade trabalha com foco na popularização do ensino de outros idiomas, com o programa Pró-Idiomas”, acrescenta a coordenadora.

 

Os intercambistas da nossa Unesc

Entre os selecionados, está a doutoranda em Ciências da Saúde, Maiara de Aguiar da Costa, que realizará parte de suas pesquisas nos Estados Unidos. “Estou ansiosa por esse intercâmbio. Acho que vai ser uma experiência única. Quero aproveitar o máximo de tudo, tanto a cultura, quanto o aprendizado. Essa é uma oportunidade de nos expormos e nos redescobrir em um ambiente totalmente desconhecido. Somos uma folha em branco lá fora”, afirma a biomédica

Para a doutoranda em Educação, Márcia Dal Toé Nazário Bardini, que segue para a Argentina, o intercâmbio representa uma conexão estratégica entre países do Sul global. “Minha pesquisa é sobre a patologização das infâncias e a colonialidade escolar. Vou para a Argentina para estabelecer uma relação Sul-Sul, pensando para além dos países que foram colonizadores e tentando olhar sobre os países da América Latina. Essa experiência vai ser importante, não só para os meus estudos acadêmicos, mas como profissional”, explica a pesquisadora.

Na graduação, os selecionados incluem estudantes como Lucas Jefferson de Oliveira, de Nutrição, e Luiza de Oliveira Canali, de Direito, ambos com destino à Espanha. “É uma oportunidade de ver como as coisas são fora do Brasil, ter experiências diferentes e me adaptar à cultura deles, seus costumes, tradições e trocar aprendizados. Quero conhecer pessoas novas e tentar viver à maneira deles durante o período. O suporte da Unesc foi dado com excelência. O pessoal é prestativo, querido e atencioso. A Unesc está de parabéns”, explica Lucas. 

O envio simultâneo de estudantes para cinco países distintos marca um avanço nas políticas de internacionalização da Unesc, que amplia o escopo de seus convênios para além das nações de língua portuguesa e espanhola tradicional. A iniciativa reforça o compromisso da Universidade com a formação global de seus estudantes e a produção de conhecimento em rede com centros de excelência mundial. “Me interesso muito pela área do Direito Internacional, talvez uma possibilidade futura de trabalhar lá. Acredito que será proveitoso me inteirar da cultura espanhola, conhecer essas pessoas e, quem sabe, construir um networking, um trabalho futuro”, afirma Luiza Canali.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *