
A manhã deste sábado (6/11) foi de informação e cuidado na Praça Nereu Ramos, em Criciúma. Estudantes da Liga Acadêmica de Dermatologia da Unesc participaram da mobilização municipal do Dezembro Laranja, levando orientações à população sobre prevenção, sinais de alerta e riscos do câncer de pele.
Durante a ação, os acadêmicos distribuíram materiais educativos, explicaram como identificar alterações suspeitas na pele e reforçaram medidas de fotoproteção, como o uso diário de protetor solar, chapéu, roupas adequadas e evitar a exposição solar nos horários de maior intensidade. Um totem com protetor solar esteve à disposição dos visitantes, além de dinâmicas com distribuição de amostras e brindes.
A presidente da Liga de Dermatologia da Unesc, Maria Eduarda Visintin, destacou a importância de levar informação de forma acessível para a comunidade.
“Hoje a gente está aqui conscientizando o pessoal sobre o Dezembro Laranja, a importância do cuidado com a pele, das lesões que acabam mudando de forma e dos perigos de evoluírem para um câncer de pele”, afirmou. “A maioria das pessoas não sabe que o Dezembro Laranja trata especificamente do câncer de pele, então estamos aqui para tirar dúvidas”, destacou.
A mobilização integrou ações de orientação e prevenção sobre câncer de pele, aproximando a comunidade das iniciativas promovidas pela Unesc durante o Dezembro Laranja.

