
Os integrantes do grupo AVEnCER, do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Unesc, tiveram nesta quarta-feira (3/12) uma grata surpresa. No encontro final das atividades de 2025, a trilha sonora ficou por conta da dupla Elton e Éverton. Com uma recepção especial com música ao vivo e lanche preparado pela equipe do projeto, os integrantes aproveitaram momentos de descontração, música e até dança para marcar o encerramento do projeto.
A paciente Salete Maria Viola, de 61 anos, sofreu AVC em julho de 2024 e, desde então, faz acompanhamento na Universidade. Inicialmente recebeu atendimentos de Fisioterapia nas Clínicas Integradas e, em seguida, foi convidada a participar do grupo AVEnCER. “Inicialmente achei que não seria algo do qual eu gostaria, mas vim para conhecer e adorei. É maravilhoso. Já me ajudou muito e segue ajudando”, relembra. O momento preparado para encerrar as atividades de 2025, para ela, foi “uma surpresa maravilhosa”.
Assim como ela, o paciente Laureci Hidelbrando da Luz adorou a experiência proporcionada pela equipe. “Fiquei emocionado desde a entrada, com a surpresa da dupla de cantores, e sigo emocionado ao longo de todo o encontro”, salientou o participantes que está há apenas dois meses no grupo mas já fez amigos e sente os benefícios principalmente na saúde mental.
Os cantores, que aceitaram o convite de abrilhantar o encontro, dedicaram a manhã à causa por acreditar na importância do trabalho desenvolvido.
“Ficamos muito felizes e lisonjeados com o convite de estar participando desse momento, podendo levar alegria e amor através da nossa música, para pessoas tão especiais”, destacou Elton.
“Amamos participar de ações como essa, fazendo o bem, e acreditamos que hoje ao participar do encerramento de final de ano desse grupo, contribuímos da melhor forma para esse trabalho que consideramos tão lindo e significante”, acrescentou Éverton.
Conforme a fisioterapeuta do grupo, Gislaine Inocente Savaris, a equipe toda se envolveu na preparação de um encontro especial que marcasse de forma alegre todas as conquistas do grupo. “Eles merecem esse momento diferente para socializar e realmente celebrar tudo aquilo que superaram e construíram juntos ao longo do ano”, salientou.
O projeto
O grupo AVEnCER é composto por pacientes que sofreram AVC e conta com o apoio de uma equipe multiprofissional, incluindo fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional e profissionais de enfermagem e nutrição. Os encontros ocorreram semanalmente com atendimentos realizados pelo SUS e encaminhamentos médicos, por meio das Unidades de Saúde da região.



































