
A preparação para salvar vidas ganha ainda mais relevância no ambiente escolar. Nesta semana, professores do Colégio Unesc receberam capacitação em noções básicas de primeiros socorros, conforme determina a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que tornou obrigatório o treinamento nas instituições de educação básica e infantil, com foco na atuação rápida e segura em situações de emergência.
A qualificação permite que os profissionais estejam preparados para agir em incidentes, como engasgos, quedas, paradas cardiorrespiratórias ou acidentes em ambiente escolar. “Saber como agir nos primeiros minutos pode salvar vidas. É por isso que parcerias como essa entre a Unesc e o Colégio são valiosas. Ao oferecer esse curso, não somente cumprimos a lei, mas promovemos uma cultura de cuidado, responsabilidade e prevenção. A formação de educadores e funcionários com noções de primeiros socorros é um investimento direto na segurança e no bem-estar dos alunos, e mostra o compromisso de todos com uma escola mais preparada e humana”, comenta a enfermeira Mari Munari.
Objetivo
Instituída em 2018, a legislação foi criada após o menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos de idade, morrer engasgado durante um passeio escolar em 2017. O objetivo é garantir que, em situações de emergência, os profissionais da escola estejam preparados para agir de forma rápida e segura até a chegada de ajuda profissional.
“O curso de primeiros socorros é importante, pois nos prepara para situações de crises que não queremos vivenciar, mas caso seja necessário, é melhor estar apto para saber agir de forma correta. Após a Lei Lucas, que solicita o aprimoramento dos profissionais, podemos nos aperfeiçoar e não sermos pegos de surpresa, caso ocorra alguma intercorrência em sala de aula”, salienta a professora do 1º ano, Diana Cunha.
A capacitação foi possível por meio da parceria com o curso de Enfermagem da Unesc que contemplou conhecimentos teóricos e práticos sobre como agir em emergências, avaliação da vítima, sinalização de acidentes, além de orientações sobre acionamento de resgate. “Nosso maior objetivo é possibilitar que os professores e todo corpo administrativo consiga agir em situações emergenciais, incluindo manobras para diferentes faixas etárias”, relata a diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava.
Entre os ensinamentos repassados durante o curso, está a Manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias aéreas em casos de engasgo. “Essa capacitação é fundamental no nosso âmbito escolar ao capacitar os funcionários para que estejam preparados para minimizar o agravo de qualquer emergência e urgência”, cita a técnica de Enfermagem do Colégio Unesc, Adriana Merencio Machado.

