Engenharia Civil

Egresso da Unesc compartilha trajetória internacional
com acadêmicos de Engenharia Civil

Palestra com doutor Felipe Baschirotto reforçou internacionalização da Universidade e oportunidades de carreira global (Foto: Divulgação)

O egresso de Engenharia Civil da Unesc, Felipe Baschirotto, hoje doutor e pesquisador em uma universidade da Austrália, compartilhou sua trajetória internacional com acadêmicos do curso na noite de quarta-feira (20/11). A palestra apresentou aos estudantes das primeiras fases, as oportunidades de atuação global, pesquisa e inovação na área de Engenharia Civil, reforçando a temática da internacionalização. Baschirotto mostrou tecnologias desenvolvidas no exterior e respondeu dúvidas sobre intercâmbio e aprendizado de novos idiomas.

“Me senti muito feliz em poder voltar às salas de aula, onde aprendi tanto, para compartilhar um pouco sobre onde esse conhecimento pôde me levar”, afirmou o pesquisador. “Ver o interesse dos alunos pela ciência e por oportunidades no exterior foi algo muito gratificante. Também me senti feliz por rever amigos do curso e da coordenação e por saber dos planos futuros para expandir a pesquisa no curso de Engenharia Civil”, complementou Felipe.

Para a professora Bruna Frasson, a presença do egresso representou uma motivação significativa para os acadêmicos. “Ter um egresso do curso de Engenharia Civil da Unesc que hoje trabalha como pesquisador em uma universidade na Austrália falando para os alunos das primeiras fases é uma chance incrível de motivação e troca de experiências”, explicou a docente. “A presença dele mostra, de forma simples e real, até onde a formação em engenharia pode levar quando se aproveitam bem as oportunidades”, destacou.

O pesquisador também enfatizou o potencial para futuras colaborações entre o curso e centros de pesquisa no exterior. “Primeiramente, há muito potencial para colaboração entre o curso de Engenharia Civil e os centros de pesquisa no exterior, algo que pode ser explorado no futuro”, observou o egresso. “Também fiquei bastante admirado ao ver a evolução da estrutura da Universidade. O campus da Unesc realmente está muito bonito”, acrescentou Baschirotto.

A atividade reforçou a política de internacionalização da Universidade e o fortalecimento da rede de egressos. A interação entre estudantes e um profissional com trajetória de sucesso no exterior consolida o compromisso da Unesc com uma formação conectada com as oportunidades e os desafios da Engenharia Civil em escala global. Novos encontros com egressos internacionais estão previstos na programação acadêmica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *