Luz, câmera e ação. O Jornal Virtual do Colégio Unesc entrou no ar nesta terça-feira (6/10), apresentado pelos pequenos estudantes do segundo ano do ensino fundamental. Esta foi a primeira edição do noticiário, que vai se repetir novamente ao longo do mês com reportagens já gravadas pela turma.
A dinâmica, proposta pela professora Ana Karen Rosado Teixeira, foi usar da diversão e do desafio de montar um telejornal para estimular habilidades. Com microfones em mãos, os repórteres compartilharam reportagens sobre temas que se identificam, selecionados nas reuniões de pauta. “As criações foram tão produtivas que vamos realizar uma nova edição. Temos matérias muito legais, e as crianças estão empolgadas para mostrar o que fizeram”, destacou.
Entre as reportagens os mais diversos temas ganharam destaque: a casa onde moram, histórias da família, animais de estimação e até um novo mundo tecnológico. Eduardo Correia dos Reis, de oito anos, recriou personagens do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski. Dentro do jogo Minecraft, os mascotes “Vitorino, a Tartaruga Vitoriosa”, “Pintado, o Mascote do Museu” e a “Baleia de Bryde” ganharam vida. “Escolhi este tema porque são divertidos e também para matar a saudade do Colégio e da Unesc”, contou.
O projeto foi desenvolvido entre os meses de agosto e setembro, durante as aulas mediadas por tecnologia. Atividades como teatro e releitura de histórias também foram desenvolvidas pela professora, que costuma trabalhar estas e outras dinâmicas, mas o telejornal logo ganhou popularidade entre os pequenos. “Tivemos do repórter ao produtor do jornal. Eles trabalharam em equipe, construindo juntos e buscaram o protagonismo”, comemorou a professora.
A atividade está alinhada aos conteúdos propostos no planejamento curricular do Colégio Unesc que possibilitam a ampliação do olhar para a realidade. Além das habilidades específicas, competências como o desenvolvimento da leitura e autoconfiança também foram estimuladas. “Mesmo em aulas mediadas por tecnologias, o Colégio Unesc vem desenvolvendo várias atividades e práticas pedagógicas para proporcionar aos nossos estudantes uma experiência educativa que permita conexões entre suas vivências e os conteúdos propostos, nos diferentes componentes curriculares” ressaltou Giselle dos Passos Vieira, diretora do Colégio.