Geral

Reitora licenciada Luciane Bisognin Ceretta
recebe título de Cidadã Turvense

Homenagem foi entregue na noite de segunda-feira (24/11), em Sessão Solene na Câmara Municipal (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

A reitora licenciada da Unesc e atual secretária estadual de Educação de Santa Catarina, Luciane Bisognin Ceretta, foi agraciada com o título de Cidadã Honorária Turvense. A homenagem foi entregue na noite dessa segunda-feira (24/11) em Sessão Solene na Câmara Municipal, marcando o reconhecimento dos serviços prestados à Educação do município e do estado.

A concessão do título, oficializada pelo Decreto Legislativo Nº 0002/2025, de 15 de outubro, foi proposta pelo vereador Ivonir Arcaro e aprovada por unanimidade pelos membros da Casa Legislativa. O reconhecimento celebra não apenas a atuação de Luciane como reitora da Universidade, mas também seu papel no governo estadual e sua trajetória de liderança feminina, assim como atuação em conselhos educacionais e na área da saúde.

A solenidade reuniu autoridades, incluindo vereadores, prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, empresários, professores, colaboradores da Unesc e familiares e amigos dos homenageados.

A nova cidadã turvense

Natural do Rio Grande do Sul, Luciane Bisognin Ceretta expressou profunda gratidão e carinho por Santa Catarina, estado que a acolheu há mais de três décadas, em especial a região Sul.

“Estou profundamente emocionada. É um privilégio receber o título de cidadã honorária dessa cidade, que eu prezo tanto, que, enquanto reitora da Universidade, tive a oportunidade de contribuir de diferentes maneiras. Agora, como cidadã turvense, amplia ainda mais a minha responsabilidade com essa terra. Cada cidadão e cada cidadã de Turvo pode ter certeza que eu vou honrar muito esse título e ampliar muito as minhas vindas e as minhas contribuições com o município. O reconhecimento desses vereadores é por que sem dúvida, sou uma apaixonada pela educação, e a faço a minha missão de vida”, confessou a homenageada.

A reitora em exercício, Gisele Coelho Lopes, também prestigiou a noite de homenagem à Luciane e destacou a admiração pela colega de trabalho, líder e amiga. “Sou uma grande admiradora da professora Luciane. Ela é a responsável por estar hoje à frente da gestão da Unesc, por quem tenho muita gratidão pela confiança. Acompanho de perto todas as suas ações em prol da educação superior, desde quando professora e agora como secretária de Educação do Estado. Esse título é mais um dos muitos reconhecimentos que ela já recebeu em virtude da sua dedicação ao Ensino, Pesquisa e Extensão e na luta pelo desenvolvimento regional. Hoje temos uma grande liderança apaixonada pela à Educação, deixando esse legado por todo o estado”, avaliou.

Destaque catarinense

O vereador proponente, Ivonir Arcaro, reforçou a escolha da personalidade homenageada, destacando a influência e o comprometimento da secretária e reitora licenciada. “Ela, como reitora, se transformou em uma liderança feminina de destaque em nosso estado. Com sensibilidade, coragem e determinação, conquistou um espaço que serve de inspiração e merece nosso reconhecimento. Como gestora da Unesc, sempre esteve contribuindo para a educação e ao desenvolvimento da nossa terra, bem como para todo o Sul de Santa Catarina”, destacou.

Orgulho turvense

Para o presidente do legislativo e da Sessão Solene, vereador Rogério Dagostin, essa foi uma singela homenagem para quem muito já fez pelo município e região. 

“A gente aqui, no nosso humilde Turvo, no Sul de Santa Catarina, poder homenagear a nossa secretária de Estado, uma pessoa que nas suas veias corre a educação, é motivo de muito orgulho. Sabemos o trabalho que ela fez nessa questão, em nossa Criciúma, na nossa Unesc. Um trabalho maravilhoso. Chegar hoje, como secretária de Educação do Estado, realmente nos premia nesta noite. Por isso, na minha opinião, vale a pena manejarmos as pessoas, acima de tudo uma mulher com trabalho forte no setor educacional. Para nós, vereadores, é uma honra muito grande, nesta noite, nessa casa, prestar essa homenagem à nossa Luciane Ceretta”, afirmou.

O delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, natural de Turvo, foi o escolhido para falar sobre todos os homenageados e sobre a sua nova conterrânea.

“Hoje estamos na casa do povo para comemorar esse título de cidadã turvense à Lu. Agora ela é a minha conterrânea e eu fico muito feliz com isso. Já conhecemos seu grande trabalho na educação superior e neste novo momento tem feito a diferença como secretária de Educação, atuando não só na educação superior, mas também, fortemente na educação básica, onde suas ações diferenciadas vão impactar em muito os adolescentes e jovens, que vão ser o futuro de Santa Catarina. Sem segurança não temos presente, sem educação, não teremos futuro. Ambas andam de mãos dadas para garantir o futuro do nosso Estado”, enalteceu.

Na oportunidade, cada homenageado teve a sua biografia lida para o público presente. A da professora Luciane Bisognin Ceretta, foi elaborada e apresentada pela turvense e professora e coordenadora do curso de Fisioterapia da Unesc, Ariete Inês Minetto.

Unesc representada

Quem também foi condecorada com o título honorário foi a egressa do curso de Pedagogia, da turma de 2002, a professora Sissi José Mondardo. Para ela, a Unesc foi fundamental para sua trajetória na educação.

“Falar da Unesc é falar de educação de qualidade. Para mim, foi a melhor coisa que eu podia ter feito na vida, pois eu queria ser e fui professora e precisava me aperfeiçoar. A Unesc me deu essa oportunidade e eu só tenho a agradecer”, ressaltou.

Demais homenageados

Na mesma noite, a vereança turvense também homenageou Anadír Miranda Bardini, Antônio Praxedes Cassemiro, Francisco José De Souza, Jadiel Boza Della Vechia, ex-Vereador João Antônio Luiz – In Memoriam, Olga Biz Dagostin e Venâncio Menegaro, com os títulos de Cidadãos e Cidadãs Honorárias.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *