PPGD

Encontro virtual prepara nova edição do Curso de Formação de Lideranças Comunitárias e Sociais

Um projeto protagonizado pela Unesc e que ganha cada vez mais relevância nacional é o  Curso de Formação de Lideranças Comunitárias e Sociais da Unesc em parceria com os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A ação, que envolve participantes de todo o país, terá a terceira turma formada em 2026 e os preparativos para tal já se iniciam com a realização, na noite desta quarta-feira (26/11), do Fórum Nacional de Escuta e Diálogo com Lideranças Comunitárias da Unesc. 

O encontro serviu como momento de diálogo democrático, escuta ativa e construção coletiva com lideranças, movimentos sociais, conselhos, coletivos e representantes comunitários de diferentes territórios do país sobre as diretrizes a serem adotadas na próxima edição do projeto ao reunir representantes de 13 estados e DF e de todas as regiões do Brasil.

A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, fez questão de participar do encontro virtual e enaltecer o trabalho desenvolvido no projeto. “Preciso agradecer a cada um que nos permite entrar em suas casas para refletirmos, nesta noite, sobre o que será prioritário para a formação de lideranças comunitárias e movimentos sociais no próximo ano. Falar sobre a Escola de Lideranças Comunitárias é falar de vozes que representam coletivos, que entendem as oportunidades que a educação oferece de acesso à mudança”, destacou.

Conforme Gisele, o papel do projeto é “entender o que ainda não foi feito, as muitas oportunidades a avançar, os espaços para transformar para que seja possível mudar muitas realidades. Acreditamos que a educação é a chave para isso”, acrescentou.

A escuta nacional para definição das estratégicas, de acordo com o coordenador do PPGD, Reginaldo de Souza, é uma  etapa estratégica da trajetória da Escola de Lideranças Comunitárias da Unesc e reafirma o compromisso institucional com a formação cidadã crítica, a valorização das diversidades e o fortalecimento das práticas democráticas e solidárias. 

Participaram ainda da abertura do fórum a Coordenadora de relações internacionais do fórum colegiado nacional de conselheiros tutelares e doutoranda em desenvolvimento socioeconômico PPGDS Unesc, Grazy Damascena, e a representante do Coletivo Nacional de Pessoas com Albinismo, Roberta de Miranda Leite. O evento ainda contou com a parceria do fórum colegiado nacional de conselheiros; e as tutelares OAB/Criciúma.

 

O que é a Escola de Lideranças da Unesc

Trata-se de um programa de Extensão e inserção social criado em 2019 junto ao PPG em Direito da Unesc com foco na formação de lideranças comunitárias e sociais, tendo a primeira turma formada entre 2021 e 2022. 

Tornou-se em 2023 um Programa institucional vinculado a Diretoria de Cultura e Ações Comunitárias da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (PROPIEX), quando a iniciativa passou a ser ofertada presencialmente na universidade com a participação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. Com o êxito nas duas ofertas virtual e presencial, a proposta foi contemplada no edital de fomento do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa tem em suas diretrizes a produção de cartilhas e livros que tratem dos direitos humanos, da cidadania e de políticas públicas com objetivo de subsidiar o processo permanente de formação. 

São parceiros do projeto os programas Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), em Ciências Ambientais (PPGCA), em Ciências da Saúde (PPGCS), em Educação (PPGE), em Gestão em Saúde (PPGGS), em Saúde Coletiva (PPGSC), em Sistemas Produtivos (PPGSP), e em Ciências e Engenharia de Materiais (PPGCEM), da Unesc, além do curso de graduação em Direito da Universidade, do Observatório Latino-americano de Direitos Humanos Prof. Antônio Carlos Wolkmer, a Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos (REDE-DH) e o Coletivo Nacional de Pessoas com Albinismo.

Confira a trajetória do projeto:

 

  • 2020–2021

 

Realização do primeiro curso virtual nacional em plena pandemia, envolvendo lideranças de mais da metade dos Estados brasileiros.

 

O curso contou com 200 inscrições, 90 formandos e carga horária total de 100 horas.

 

  • 2023–2024

 

Execução do segundo curso de lideranças comunitárias e sociais, formando mais de 60 participantes.

 

Desenvolvimento de 17 projetos e ações a serem implementados pelos cursistas.

 

Participação de mais de 10 parceiros regionais e nacionais, incluindo redes de pesquisa e o Procad/Capes de Segurança Pública.

 

  • A partir de 2023

 

Criação da Escola de Lideranças Comunitárias Regional, estruturada a partir de uma demanda social em parceria com a UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma).

 

Expansão da iniciativa para mais dois municípios do extremo sul catarinense, totalizando quatro cursos executados entre 2023 e 2024, com utilização de recursos institucionais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *