
A Unesc realizou ação cultural que levou 23 estudantes da Escola Básica Linus João Rech ao cinema do Shopping Criciúma, integrando as atividades do projeto de Extensão “Esperança do Verbo Esperançar” no dia 18 de novembro. A iniciativa envolveu os cursos de Psicologia, Nutrição, História e Direito da Universidade em uma atuação interdisciplinar que alia formação acadêmica com ações comunitárias nos bairros Paraíso e Tereza Cristina, no Território Paulo Freire II.
O projeto, que teve início em março de 2021, é orientado pelos professores Dipaula Minotto da Silva (Psicologia), Rita Ribeiro (Nutrição) e Fabrizio Guinzani (Direito). O
trabalho atende estudantes da Escola Municipal de Ensino Básico Linus João Rech, usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Tereza Cristina e da Unidade Básica de Saúde Jardim Paraíso, promovendo o fortalecimento de vínculos comunitários através de metodologias participativas que incluem leituras de textos, cafés e visitas ao território em espaços educacionais e de saúde.
As atividades são desenvolvidas a partir de três eixos principais: promoção da saúde integral, fortalecimento de redes comunitárias e garantia de direitos sociais. A construção é feita coletivamente com a comunidade, valorizando os saberes locais e estabelecendo diálogos permanentes entre o conhecimento acadêmico e as experiências territoriais. Essa abordagem permite intervenções voltadas às características dos bairros atendidos.
“Fazem dois anos que atuo como bolsista de Extensão neste projeto, indicada pela professora Lucy Ostetto, do curso de História”, relata Maria Júlia da Costa Manoel, acadêmica de História da Unesc. “É extremamente importante esse contato prático com a comunidade, por meio do qual aplicamos o conhecimento acadêmico e devolvemos à sociedade o que aprendemos. Muito gratificante poder fortalecer os vínculos com as pessoas do território e com as redes de saúde comunitárias”, complementa a bolsista.
A iniciativa estabelece parcerias estratégicas com a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, além das instituições que compõem a rede de atendimento local. “Essa articulação institucional permite que as ações transcendam o ambiente universitário e se consolidem como políticas de atuação comunitária, alinhadas com os preceitos da extensão universitária e com o compromisso socioambiental da Universidade comunitária”, afirma Dipaula Minotto.
O projeto “Esperança do Verbo Esperançar” representa a materialização do conceito de universidade comunitária, integrando ensino, pesquisa e extensão em prol do desenvolvimento territorial. A iniciativa demonstra como a Unesc cumpre sua missão institucional de formar profissionais e contribuir com o desenvolvimento social a partir do diálogo com a comunidade e do compromisso com os territórios onde atua.
