
Na noite desta quarta-feira (19/11), o Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Unesc, reuniu estudantes, professores, supervisores e gestores em encontro que parecia costurar os caminhos da formação docente. Um evento que, além de mostrar resultados, revela percursos, corpos em movimento e mãos em construção.
O coordenador do programa, Ricardo Luiz de Bittencourt, abriu a cerimônia com um convite à escuta e à memória. Lembrou que o edital vigente teve início em novembro de 2024 e que, desde então, o projeto se tornou uma ponte entre Universidade e escola. “Ele é um programa de fortalecimento da formação de professores. Ele aproxima, de maneira intensa, a educação básica da educação superior, e reconhece a escola como espaço de formação não apenas de crianças e jovens, mas também de docentes”, citou.
Ao mencionar a carência nacional de professores em diversas áreas e regiões, o coordenador apresentou uma realidade que atravessa políticas públicas e salas de aula. O programa, segundo ele, ajuda a enfrentar esse desafio ao promover a integração entre teoria e prática, Ensino e Extensão, Pesquisa e cotidiano escolar.
“O PIBID forma professores que investigam sua prática, que retornam à escola com outros olhos, que ampliam repertórios, e nisso todos ganham, desde estudantes das licenciaturas, supervisores e coordenadores”, enfatizou.
Durante o seminário, representantes dos oito subprojetos apresentaram algumas ações realizadas no decorrer do ano.
Ao todo, são 240 bolsistas, 11 coordenadores de área e 30 supervisores distribuídos nos projetos de Alfabetização, Artes Visuais, Ciências Humanas (História), Interdisciplinar (Biologia, Geografia e Química), Letras, Matemática, Pedagogia e o conjunto de licenciaturas das áreas sociais aplicadas.
“É uma via de mão dupla, onde os nossos estudantes se aproximam do campo de atuação, mas em que a escola também ressignifica seu olhar sobre a universidade. Os resultados de hoje talvez não contem tudo, mas revelam parte do que vocês produziram e aprenderam ao longo desse percurso. E isso já é imenso”, afirmou a pró-reitora de Ensino, Graziela Giacomazzo.


































