
A Escola de Comunicação Criativa (Ecocria) da Unesc realizou dois eventos de destaque em sua série Ecocria Talks, proporcionando aos acadêmicos dos cursos de Comunicação debates sobre temas contemporâneos para a formação profissional e humana. Os encontros, realizados via Google Meet, abordaram a organização de pesquisa em Comunicação e também os desafios éticos da mídia em contextos de vulnerabilidade.
No dia 14 de outubro, o evento teve como foco o tema “Pesquisa em Comunicação: Organização para o TCC e projetos na área”. A palestra foi ministrada pela professora doutora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, que compartilhou orientações sobre metodologia e estruturação de projetos de pesquisa, para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e para o desenvolvimento de outras iniciativas na área de Comunicação.
Bianca apresentou um panorama prático sobre como transformar ideias em projetos de pesquisa robustos, preparando os alunos para os desafios acadêmicos e do mercado.
No segundo encontro os acadêmicos participaram do bate-papo sobre Mídia, Juventude e Dor Extrema. Em 05 de novembro, o Ecocria Talks trouxe a professora doutora Denise Tavares para discutir um tema de grande sensibilidade e relevância social: “Mídia, Juventude e dor extrema: Desafios éticos e emocionais que a comunicação enfrenta”.
Denise conduziu uma conversa sobre o papel da mídia nas narrativas de jovens em dor extrema, incluindo o debate sobre sofrimento e suicídio. O objetivo principal do encontro foi incentivar uma abordagem ética, sensível e esperançosa por parte dos futuros comunicadores, ressaltando a responsabilidade social da profissão ao lidar com temas de alta complexidade emocional como o suicídio.
Para o professor Marcos Dalmoro, coordenador dos cursos da Ecocria, a relevância desses debates é inquestionável para a formação de uma nova geração de profissionais da comunicação. “Os Ecocria Talks cumprem um papel de debate na formação dos nossos acadêmicos. Não se trata de entregar conteúdo técnico, mas de provocar a reflexão crítica e a sensibilidade de nossos estudantes. Com a professora Bianca, focamos no rigor acadêmico, preparando eles para a pesquisa e o TCC. Já com a professora Denise, tratamos da Comunicação em sua dimensão mais humana e ética, discutindo como a mídia pode ser uma ferramenta de apoio ou de risco em temas delicados como a dor extrema e a juventude. Queremos formar profissionais que sejam inovadores, criativos e, acima de tudo, responsáveis no impacto que terão no mundo digital e na sociedade em geral. Os eventos mostram o interesse e a maturidade dos nossos acadêmicos em abraçar esses grandes desafios do mercado e da vida”, destacou Dalmoro.
Essas iniciativas reforçam o compromisso da Ecocria Unesc em oferecer uma formação que alia a inovação técnica às demandas éticas e sociais do campo da Comunicação.

