
“Mas te vejo e sinto o brilho desse olhar que me acalma e me traz força pra encarar tudo”. O som suave da música “Dia Especial”, de Tiago Iorc, embalou um dos momentos mais marcantes do ano no Colégio Unesc. No Ginásio de Esportes José Antônio Carrilho, lágrimas, risadas, abraços e memórias se misturaram na despedida dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio.
A sexta-feira (7/11) não representou apenas o fim de uma etapa, mas o início de novas jornadas. O espaço, tomado pela emoção, transformou-se em um cenário de afeto e celebração, onde os alunos foram surpreendidos com um piquenique especial preparado com muito carinho pelos pais, em parceria com a equipe do Colégio.
Entre flores, lembranças e muita gratidão, professores, familiares e amigos se uniram para celebrar a caminhada vivida e os laços que ficarão guardados no coração de todos.
Caixas de memórias: o passado embalado em carinho
Entre as surpresas do dia, uma em especial despertou lágrimas e sorrisos: as “caixas de memórias”, preparadas pelos familiares. Dentro delas, cada estudante encontrou pedaços da própria história com fotos, cartas, brinquedos, roupas, desenhos e objetos que acompanharam sua infância e adolescência.
Para Enzo Gabriel Argente, a experiência foi marcante. “É um momento muito gratificante. Ver toda a minha história me emociona demais. É muito bom ler as cartas e ver o que as pessoas escreveram sobre mim e tudo com tanto carinho. Hoje teve tanta coisa marcante, o urso, o diploma, a medalha. Gostei muito de ver meus brinquedos da infância, as roupinhas que eu usava e até a camiseta da banda do meu pai. Foi muito legal relembrar tudo isso. Um momento emocionante, de verdade”, disse ele, enquanto lia uma carta. 
A mãe Jorisa, que acompanhou o irmão de Enzo, o pequeno Gael, junto dos avós e do primo, contou emocionada como foi participar desse momento especial. “É um misto de emoções, pois é o fim de uma fase e o começo de outra. A gente ama demais esse menino e só quer o melhor pra ele, tudo de bom. Foi muito emocionante preparar a carta e a caixa de memórias, desde a portinha de maternidade até o diploma de agora. Foi realmente muito emocionante”, contou ela.
Entre fé, lembranças e novas fases
A estudante Isabela Montagna também se surpreendeu com o carinho e a sensibilidade da mãe. “Minha mãe me trouxe uma caixa com toda a minha trajetória na escola, desde o primeiro aninho até agora no terceirão. Foi muito marcante ver tudo ali dentro. O que mais me emocionou foi uma Bíblia que ela colocou, com mensagens escritas por ela”, mencionou.
Para Yasmin Rosso Alano, o dia foi de pura alegria e emoção. “A gente começou com as brincadeiras e foi incrível. Rimos, dançamos e nos divertimos muito. Tinha sabão, tinha água, teve até a festa das cores. No piquenique, a emoção tomou conta, porque teve tudo que eu amo, as fotos, as lembranças, as cartas, flores, comida. Tudo preparado com muito carinho. Foi uma surpresa linda, e eu amo surpresas. Foi muito especial pra mim, porque envolveu a minha família, que é a coisa mais importante que eu tenho. Ver meus brinquedos, roupinhas de bebê e fotos da minha mãe grávida de mim foi muito emocionante. Chorei demais”, enfatizou ela.
A mãe de Yasmin, Fernanda Rosso, também não conteve as lágrimas. “O coração de mãe está a mil. É muita emoção e gratidão por todos, pela escola, pelos professores, por cada pessoa envolvida nesse momento tão especial. Eu só tenho a agradecer a Deus pela filha maravilhosa que Ele me deu, uma verdadeira bênção na nossa vida. Ela é uma guerreira, e agora segue em frente, pronta para viver novas conquistas”.
A emoção também marcou o depoimento de Ágatha Stanger Cardoso, que participou do momento com a família. “A gente sempre espera alguma surpresa dos pais, mas, mesmo esperando, é uma sensação completamente diferente. Estar aqui e viver isso é algo que toca de verdade. Trouxe uma nostalgia enorme da infância, de quando a gente era pequenininho, e agora já estamos terminando o Ensino Médio. A mãe caprichou e trouxe cartinhas, fotos, vídeos. Eu me acabei de tanto chorar. Foi lindo demais”, disse. 
Educar é transformar vidas
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, acompanhou o encontro e deixou uma mensagem especial aos estudantes e às famílias. “Hoje vemospresenciamos famílias reunidas celebrando o encerramento de um ciclo importante, em um momento que valoriza o espaço familiar como um verdadeiro presente e uma grande oportunidade de conexão. A educação, para nós, vai muito além de um protocolo, ela é um espaço de integração, de transformação e de fortalecimento das famílias, servindo como âncora para a formação pessoal de cada estudante”, falou Gisele.
Ela ainda ressaltou que o conhecimento tem o poder de capacitar cada pessoa a ser o que quiser, e é lindo ver pais e mães encorajando seus filhos a sonhar e seguir seus caminhos. “Aos alunos que concluem o Ensino Médio, nosso reconhecimento e incentivo para que encaremvivam essa nova fase com responsabilidade, propósito e o desejo de impactar positivamente a vida de outras pessoas. A escola ratifica, assim, o seu compromisso em acompanhar os estudantes nessa transição para a vida adulta, apoiando-os na construção de escolhas fundamentais e no desenvolvimento de uma trajetória de sucesso e realização”, finalizou Gisele.
A diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava, descreveu a manhã como um verdadeiro presente. “Foi um dia cheio de alegria, encanto e emoção. Celebramos o encerramento de um ciclo muito significativo, o do Terceirão, e tudo foi preparado com muito amor. Entre brincadeiras, mensagens e gestos de carinho, nossos alunos viveram um momento inesquecível. As famílias estiveram presentes e participaram da linda homenagem cantando e dividindo as lembranças na caixa de memórias”, afirmou.





































































































































































