
Durante a 16ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc, a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, Sabrina Arcaro, conduziu a palestra “Escrita Científica na Graduação e Pós-graduação”, compartilhando experiências e reflexões sobre o papel da escrita na formação acadêmica e na produção de conhecimento.
Ela comentou que a escrita científica é uma habilidade que se constrói com o tempo, resultado de prática, ética, disciplina e paixão. “Meu objetivo foi mostrar que escrever ciência é transformar dados em conhecimento, e isso exige comprometimento e sensibilidade com o impacto do que produzimos”, afirmou.
A diretora ressaltou ainda que pesquisa é sinônimo de inovação, e que o papel do pesquisador vai muito além do laboratório. “O pesquisador também precisa saber comunicar as descobertas de forma clara, responsável e acessível. É na escrita que a ciência ganha voz e cumpre sua função social”, pontuou.
Etapas essenciais
Ao longo da palestra, Sabrina ainda explicou as etapas essenciais para a elaboração de um artigo científico, da definição de uma boa ideia e construção de um título preciso até a escolha do periódico adequado para a publicação. Também abordou temas como plágio, revistas predatórias e o uso de ferramentas para localizar periódicos de qualidade e alto fator de impacto.
Segundo ela, escrever bem é um aprendizado. “A publicação é o ponto em que a ciência se torna pública. É quando o conhecimento ultrapassa os muros da universidade e passa a dialogar com o mundo. Todo bom trabalho científico nasce de uma boa ideia, mas só se torna conhecimento quando é compartilhado.”, completou.
SCT 2025
A 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc segue até o dia 25 de outubro, com uma ampla programação voltada à ciência, inovação e sustentabilidade. Neste ano, o tema é “Planeta Água – A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, em sintonia com o movimento nacional.
O evento conta com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A programação completa está disponível no site unesc.net/sct2025.





