
Em uma manhã de acolhimento, a Unesc abriu as portas para receber mais um grupo de visitantes chilenos nesta segunda-feira (20/10). Os profissionais formam a terceira turma do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento em Modelo de Cuidado com Ênfase em Gestão Comunitária e Promoção da Saúde.
A aula inaugural foi realizada no Centro de Realidade Mista e dá início a uma programação intensa. Até o fim da próxima semana, eles mergulharão na cultura e na prática da atenção primária em saúde.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, que também representou a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, o encontro é mais que o início de uma atividade de formação.
“Representa o fortalecimento de uma ponte entre nações irmãs. Um espaço de cooperação, aprendizagem e respeito mútuo. Para nós, na Unesc, receber profissionais e agora estudantes do Chile é motivo de grande orgulho. Dividimos com vocês a convicção de que a saúde pública, a promoção da saúde e a gestão comunitária só alcançam seu verdadeiro sentido quando se constroem coletivamente, com participação, sensibilidade e abertura ao conhecimento do outro. Na Pró-Reitoria trabalhamos com uma visão que integra a ciência, a prática profissional e a transformação social. Acreditamos que a formação contínua e as experiências internacionais são pilares essenciais para consolidar profissionais comprometidos com um mundo mais justo, saudável e solidário”, ressalta.
Participam do programa enfermeiros, médicos, assistentes sociais, odontólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros profissionais, todos selecionados por meio de um rigoroso processo conduzido pelo Ministério da Saúde do Chile. “Essa iniciativa desenvolvida pela Unesc Level reflete justamente esse espírito: unir esforços entre instituições, países e culturas para fortalecer o sistema de saúde e promover a igualdade na atenção primária”, pondera Vanessa.
A coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unesc, Dayane Cortez, destacou a importância da presença dos estudantes chilenos. “É muito importante tê-los aqui, para que a Unesc se aproxime do Chile, que as pessoas aprendam não só sobre saúde e as coisas técnicas, mas como vivermos juntos, da interculturalidade, e que possamos fazer trocas. Estamos seguros que terão uma belíssima experiência aqui porque estamos falando de uma das 150 melhores universidades da América Latina. Então terão muito a ver, a compartilhar conosco, e acredito que nós também teremos muito a aprender com vocês”, salienta.
A coordenadora do projeto, Mágada Tesman, apresentou a equipe e agradeceu a confiança no trabalho. “Na Unesc somos muito felizes. É um ambiente muito leve, alegre. Estamos sempre a sorrir, a brincar. E obrigado por estarem conosco”.
Parceria fundamental
Ignacio Arnal Meinhardt, representante da empresa Atom, parceira na apresentação do projeto junto ao Ministério de Saúde do Chile, que participou do evento de maneira virtual, disse para os estudantes aproveitarem a experiência. “Hoje é um dia de boas-vindas para conhecer a Universidade e todos os espaços que vão poder aproveitar dentro da Instituição. Acredito que vai ser uma experiência muito gratificante conhecer a forma como se realiza a atenção primária no Brasil por meio do SUS, assim como aprenderam nas sessões online, e agora vão poder viver de forma prática”, lembra.
Com 125 horas de atividades – sendo 25 horas teóricas, 80 práticas e 20 voltadas ao projeto final, o programa iniciou na última semana com as aulas virtuais. Em solo criciumense, terão contato direto, até a próxima semana, com profissionais e práticas do SUS, além de desenvolverem um projeto terapêutico voltado à realidade chilena.
Texto: Colaboração Thiago Oliveira/Especial